Detalhes do Documento

A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio...

Autor(es): Revez, Jorge, 1980- cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/11598

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Bibliotecas académicas; Investigação científica; Formação de docentes; Formação de investigadores; Literacia da informação; Academic libraries; Scientific research; Faculty training; Researchers’ training; Information literacy


Descrição
Perante a crescente importância económica e social da investigação científica produzida no seio das instituições de ensino superior, este artigo procura refletir sobre a relação entre as bibliotecas académicas e os docentes e investigadores, incidindo nos mecanismos de suporte e formação oferecidos a estes grupos de utilizadores. As boas práticas nacionais e internacionais analisadas na web (através de uma observação direta não participante) revelam uma forte tendência nas práticas biblioteconómicas para o reforço do apoio à investigação. Propõe-se assim que as bibliotecas académicas desenvolvam programas de formação estruturados, apresentando-se uma proposta formativa implementada numa biblioteca universitária portuguesa. Given the growing economic and social importance of scientific research produced within higher education institutions, this paper discuss the relationship between academic libraries and faculty and researchers, focusing on support and training mechanisms offered to these users’ profiles. The national and international good practices analyzed (through a direct non-participant observation) reveal a trend to strengthen the research support. It is proposed the development of researchers’ training and presented a project implemented in a Portuguese university library.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia