Autor(es):
Pinto, Alexandra Marques, 1963-
Data: 2000
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/11328
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Síndroma de Burnout; Stress ocupacional; Coping; Representações sociais; Professores; Teses de doutoramento - 2001
Descrição
Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2001 Os professores encontram-se entre os profissionais sujeitos a níveis mais elevados de
stress, sendo igualmente o seu grupo profissional aquele em que os sintomas de exaustão emocional
e de despersonalização, próprios do síndroma de burnout, se revelam mais frequentes em alguns
países. Com este trabalho procuramos dar um contributo para o estudo do burnout profissional dos
professores portugueses, da sua incidência e desenvolvimento ao longo da carreira docente, e da sua
compreensão num quadro transacional em que se destacam as variáveis de stress e coping e se
propõe uma articulação com as representações sociais que os docentes constroem do burnout na sua
profissão (capítulos dois e três).
Pretendendo afirmar a relevância de uma abordagem societal do burnout,
começamos por analisar o fenómeno do burnout profissional dos professores no quadro da teoria
das representações sociais. Os dois estudos empíricos desenvolvidos (capítulo três), envolvendo
mais de 900 professores portugueses, permitiram-nos reconstruir e caracterizar três grandes
representações sociais do burnout na docência - burnout como doença, burnout como desadaptação
e burnout como absentismo – sugerir diferentes tendências de relação entre estas representações
sociais e as estratégias de coping utilizadas pelos docentes em situação de stress profissional e
propor as representações sociais do burnout como doença e como absentismo como variáveis
moderadoras da relação entre o coping e o burnout.
Seguidamente (capítulo quatro), debruçamo-nos sobre os problemas da incidência e
dos preditores do burnout profissional dos professores. O estudo empírico realizado com uma
ampla amostra de docentes (N=777) da zona da DREL, revelou alguns indicadores preocupantes de
mal-estar profissional: 54% dos professores inquiridos percepcionam a sua profissão como uma
actividade muito ou extremamente geradora de stress; 6.3% evidenciam graves sintomas de
burnout, encontrando-se numa situação que diríamos de burnout pleno; e cerca de 30% apresentam
sintomas preocupantes e um elevado risco de evoluírem para um quadro de burnout pleno.
Este estudo veio corroborar a relevância de uma conceptualização e prevenção
multidimensional do burnout ao identificar preditores diferenciados para cada uma das três
dimensões que caracterizam este síndroma: a exaustão emocional configura-se como uma reacção
ortodoxa ao stress profissional; o valor preditivo das variáveis de coping relativamente à perda de
realização pessoal no trabalho alerta-nos para a importância das estratégias e competências
profissionais tendo em vista uma melhoria do sentido de auto-eficácia profissional; finalmente a
despersonalização revela-se como a mais complexa das três dimensões do burnout, sendo de
destacar o valor preditivo que as estratégias de coping de negação e evitamento e as representações
sociais do burnout como desadaptação e como absentismo assumem na sua explicação.
Este estudo permitiu-nos igualmente clarificar o papel disfuncional que as
estratégias / estilos de coping de negação e evitamento assumem na relação stress – burnout,
potenciando os sentimentos de exaustão emocional e de despersonalização e diminuindo a
realização pessoal no trabalho. Permitiu-nos ainda analisar o papel das representações sociais do
burnout no processo de stress - coping – burnout, destacando a sua relevância para uma compreensão acrescida da dinâmica conducente ao uso de padrões de coping disfuncionais e, muito
em particular, à dimensão de despersonalização do burnout: as atitudes de despersonalização
parecem ser em grande medida reguladas pelas representações sociais do burnout como
desadaptação e como absentismo.
No final do trabalho (capítulo cinco) fazemos uma reflexão crítica sobre a prevenção
do burnout pensada a nível da formação de professores, tendo em conta as limitações dos habituais
programas de prevenção e tratamento do burnout profissional e as principais implicações dos
resultados dos estudos empíricos que este trabalho inclui. Teaching is recognised as one of the most stressful occupations. The comparison
between levels of burnout across professions in different countries reveals high levels of emotional
exhaustion and depersonalization in teaching. The primary goals of this work are to examine the
incidence and development of professional burnout among Portuguese teachers and to contribute to
a more integrated understanding of this phenomenon. Therefore we propose a transactional
framework for the study of teachers` burnout and emphasize the importance of social
representations as intervening variables in the stress – coping – burnout process (chapters 2 and 3).
Stressing the usefulness of a societal approach to burnout, we start out with a
discussion of the social representations theory as an heuristic for studying teachers` professional
burnout. Two empirical studies were conducted (chapter 3), with a sample of over 900 Portuguese
teachers, allowing us to identify three different social representations of professional burnout put
together by teachers: burnout as absenteeism; burnout as "misadaptation"; and burnout as illness.
The analysis performed suggest different relationships between this social representations and
coping strategies used by teachers to deal with professional stress. We also formulate a series of
hypothesis concerning the role of burnout´s social representations as ilness or absenteeism as
moderating variables in the coping – burnout relationship.
Next (chapter 4), we present a comprehensive and critical overview of research on
the incidence and possible causes and consequences of teachers` professional burnout. An empirical
study was conducted, with a sample of 777 Portuguese teachers, yielding dramatic results: 54% of
respondents consider being a teacher as "very " or "extremely" stressful; 6.3% show high level symptoms in all three burnout dimensions; and near 30% show a high risk of becoming fully
"burned –out".
Burnout has been equated with many alternative definitions. Nevertheless, this study
identified different predictors for each burnout dimension, providing support for the relevance of
Maslach`s tridimensional burnout conceptualisation: emotional exhaustion shows up as a traditional
response to professional stress; the predictive value of coping variables to personal accomplishment
draws special attention to the role played by professional skills and strategies in the development of
a positive evaluation of self-efficacy; finally, the predictive value of both coping (of denial and
avoidance) and social representations (of burnout as absenteeism and of burnout as misadaptation)
variables to depersonalisation strongly suggests that this is the most complex of all three burnout
dimensions.
This study also clarified the dysfunctional role played by denial and avoidance
coping strategies in the stress – burnout relationship, enhancing emotional exhaustion and
depersonalisation and reducing personal accomplishment. In addition, this study allowed us to
analyse the role played by social representations of burnout in the stress - coping – burnout process,
highlighting the relevance of this variables to a better understanding of the dynamics leading to the
use of dysfunctional coping strategies and, specially, to the development of depersonalisation:
depersonalisation attitudes seem to be regulated by social representations of burnout as
misadaptation and of burnout as absenteeism.
In the closing chapter (chapter 5) we summarize the most relevant conclusions of
our studies and discuss the issue of burnout prevention. Therefore, we present an overview of the
most recommended burnout interventions and make some suggestions, based on our own results, to
a teacher training approach to teachers` burnout prevention.