Author(s):
Carvalho, Janete Magalhães
; Silva, Sandra Kretli
; Delboni, Tânia Mara Z. G. F.
; Pais, José Machado, 1953-
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/11321
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Currículo; Culturas juvenis
Description
Aborda a sociologia da vida cotidiana, nas dimensões epistemológica e metodológica, como abordagem para a compreensão das atividades das culturas juvenis, das práticas curriculares escolares e dos processos de aprendizagem e criatividade no ensino e na pesquisa. Pontua como princípio orientador para o currículo escolar, a aprendizagem e o desenvolvimento da interconectividade entre escola e sociedade e, nesse sentido, argumenta sobre a abundância de informação e o caráter fragmentário do conhecimento no mundo contemporâneo. Afirma consoante a perspectiva da sociologia da vida cotidiana, a necessidade de verter conhecimentos cotidianos em processos de observação, experimentação e criatividade e focar, como meta educativa, o desenvolvimento de um saber que faça desse caráter fragmentário um princípio e um método, reunindo condições para que estudantes conectem o desconectado, potencializando experiências afetivas e político-sociais.