Autor(es):
Nicolai, Marisa Helena Fonseca, 1976-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/11023
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino da química; Desenvolvimento de competências; Tecnologias da informação e da comunicação; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2012 Presentemente, a sociedade, e todos os indivíduos que fazem parte integrante,
encontra-se cada vez mais associada à evolução científica e tecnologia, resultante de um
processo de globalização. A educação em ciência tem um papel fundamental na
construção de conhecimento, no desenvolvimento de competências e capacidades que
permitam certificar a ativa participação dos cidadãos na evolução científica, tecnologia,
social e ambiental. Assim, a utilização usual de computadores, associados à internet, e
outras tecnologias, originam novos desafios e oportunidades para a inclusão das novas
tecnologias de informação e comunicação nas escolas, relativamente a outras formas de
representação e comunicação. As tecnologias de informação e comunicação
possibilitam a partilha de informação, a interação e a construção colaborativa de
conhecimento, incitando o desenvolvimento de inúmeras habilidades e possibilitando a
criação de percursos próprios, tal como o preconizado nas Orientações Curriculares.
Este relatório é resultado de um estudo prático realizado com alunos do 9.º ano
de escolaridade, durante a implementação da unidade, na área de Química, intitulado
“Propriedades dos materiais e tabela periódica”, inserido no tema organizador “Viver
melhor na Terra”, com a duração de seis aulas de noventa minutos e três aulas de
quarenta e cinco minutos. Desta forma, a investigação pretende dar resposta a questões
relacionadas com as aprendizagens realizadas pelos alunos, quando estão envolvidos em
tarefas de investigação, com recurso aos wikis; as dificuldades dos alunos na
implementação da unidade; as potencialidades do uso de wikis na sala de aula; e a
adesão dos alunos a este tipo de abordagem.
A metodologia de investigação qualitativa processa-se através da recolha de
dados cujos instrumentos lucrados foram a entrevista em grupo focado, a observação
naturalista, os documentos escritos e o inquérito por questionário. Consequentemente,
para esclarecimento do objetivo proposto, dá-se prosseguimento à investigação através
da análise de conteúdos, recolhidas através de entrevistas, avaliações, registos escritos,
por forma a constatar a existência de mudanças significativas após a implementação de
proposta didática, através de tarefas de investigação. Currently, the society and all individuals who are an integral part, are
increasingly linked to scientific and technology resulting from a process of
globalization. The science education has a key role in building knowledge, developing
skills and capacities to ensure the active participation of citizens in scientific,
technology, social and environmental. Thus, the usual use of computers, associated with
the internet and other technologies, give rise to new challenges and opportunities for the
inclusion of new information and communication technologies in schools, compared
with other forms of representation and communication. The information and
communication technologies enable inquiry, interaction and collaborative construction
of knowledge by encouraging the development of many skills, enabling the creation of
own routes, as recommended in the curriculum guidelines.
This report is the result of a study case conducted with ninth grade students,
during the implementation of the Chemistry unit, entitled "Material properties and the
periodic table" inserted in the organizing theme "Better Living on Earth", lasts four
classes of ninety minutes and four classes of forty-five minutes. Thus, the research aims
to address issues related to the learning achieved by students when they are involved in
research tasks, using the wikis, students difficulties in implementing the unit, the
potential of using wikis in the classroom, and the accession of students to this type of
approach.
The qualitative research methodology was processed through the data collection,
using as instruments the group interview, naturalistic observation, written documents,
and questionnaire survey. Consequently, to clarify the proposed objective, there has
been continuing to research by analyzing content, collected through interviews, reviews,
written records, in order to establish the existence of significant changes after the
implementation of instruction through tasks investigation.