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A Inspeção-Geral da Educação e Ciência enquanto espaço de confluência de conhec...

Author(s): Saraiva, Sara Castanheira de Carvalho Pereira, 1988- cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/11016

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Administração educacional - Portugal; Avaliação externa; Avaliação em educação - Portugal; Relatórios de estágio de mestrado - 2014


Description
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 O relatório espelha o meu estágio na Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), decorrente do Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Administração Educacional, evidenciando as experiências e aprendizagens adquiridas no cumprimento de atividades realizadas no âmbito do Programa de Avaliação Externa das Escolas e do Programa de Atividades Internacionais. O relatório divide-se em três capítulos: Capítulo I – A Inspeção-Geral da Educação e Ciência – Caracterização da organização do ponto de vista institucional, análise das funções e dos papéis do gestor e tipificação da cultura e do clima organizacional da IGEC. Capitulo II – Atividades desenvolvidas – Descrição das atividades realizadas durante o estágio e reflexão sobre as principais aprendizagens adquiridas. Capítulo III – Projeto de Investigação – Tentativa de compreender de que modo a IGEC se assume como lugar de produção, receção e circulação de conhecimento no âmbito da política de Avaliação Externa das Escolas. O Projeto de Investigação enquadra-se numa abordagem naturalista, de características interpretativas, com o objetivo de contribuir para um diagnóstico da organização. Foram utilizadas, como técnicas de recolha de dados, a pesquisa arquivística e a observação participante, e a análise de conteúdo como técnica de tratamento dos dados. No domínio da avaliação externa das escolas, constatei existirem diferentes tipos de conhecimento que circulam na IGEC, e pela IGEC, com características diversas, que transitam a partir de múltiplos atores (da administração, das universidades, etc.) e de natureza diversa (estatística, currículo, avaliação, etc.). Igualmente, verifica-se, na IGEC, a forte presença de conhecimento oriundo das inspeções europeias (que influenciou o modelo de AEE) e a interação com atores internacionais, de diferentes quadrantes profissionais (das administrações centrais, das administrações locais, da universidade, dos estabelecimentos de ensino pré-universitários), o que concorre para a existência na IGEC de conhecimento com particularidades híbridas. The report reflects my training period in the General Inspection of Education and Science (IGEC), following the Master in Science Education, Educational Administration specialization field, and highlights the experiences and skills acquired during the activities performed under the External Evaluation of Schools Program and the Program of International Activities. The report is divided into three chapters: Chapter I - The General Inspection of Education and Science - Characterization of the organization's institutional point of view, analysis of a manager’s duties and roles and a typification of the culture and the organizational environment at IGEC. Chapter II – Activities - Description of the activities developed during the training and reflection on these. Chapter III - Research Project - An attempt to understand how the IGEC stands out as a place of production, reception and circulation of knowledge within the External Evaluation of Schools. The research project, which is consistent with a naturalistic approach, with interpretive nature, aims to contribute to a diagnosis of the organization. Archival research and participant observation were used as data collection techniques, and content analysis as a technique for data processing. I conclude that, in the field of the external evaluation of schools, there are different kinds of knowledge circulating in and through IGEC, with different characteristics, carried over by multiple actors (from administration, universities, etc.) and of different nature (statistics, curriculum, evaluation, etc.). It also became apparent that the strong presence of knowledge from European inspections at IGEC (which influenced the External Evaluation of Schools’ model) and the interaction with international actors, with different professional trajectories (in central administration, local administration, university and pre-university educational institutions), contributes to the existence of a knowledge with hybrid characteristics.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-
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