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(Re)pensar a violência escolar à luz das estratégias de intervenção em territór...

Author(s): Melo, Benedita Portugal e cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/11003

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Violência escolar; TEIP


Description
Muito diversificados, os projetos desenvolvidos no seio dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) apresentam como denominador comum, para além das questões relacionadas com o abandono e insucesso escolar, uma preocupação particular com as situações de violência e indisciplina escolar. Tratando-se de escolas situadas em contextos com fortes índices de vulnerabilidade social e de exclusão social expressos, por exemplo, em termos do elevado número de alunos que recebem apoios da Acão Social Escolar, contam com recursos humanos e fi nanceiros adicionais para desenvolverem estratégias que visam diminuir o elevado número de ocorrências que perturbam a ordem escolar. No âmbito do Projeto Observatório dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (FSE/ CED/83553/2008), mediante a realização de um intensivo estudo de casos, procurámos compreender os efeitos das medidas que têm sido implementadas em quatro agrupamentos de escolas (dois situados na área metropolitana do Porto e outros dois na área metropolitana de Lisboa)1. Retomando algumas das refl exões apresentadas no artigo onde divulgamos os resultados dessa análise aplicada às questões da desordem escolar2, é nossa intenção, neste texto, desenvolver em termos teóricos a polissemia que caracteriza o conceito de violência escolar e a diversidade de representações e práticas que podem por elas ser responsáveis, para equacionarmos em que medida as estratégias de intervenção postas em prática nos TEIP analisados são sufi cientes para dar resposta a este fenómeno. Tendo em conta a multiplicidade de fatores que podem desencadear a violência na escola e constatando que o diagnóstico e as consequentes medidas aí desenvolvidas são sobretudo dirigidas aos alunos e ao contexto sociocultural que os envolve, salientaremos a importância de se atender, em termos de intervenção, aos fatores organizacionais e pedagógicos e proporemos o desenvolvimento de algumas iniciativas que visam o trabalho coletivo entre os docentes e entre estes e as direções das instituições de ensino.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
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