Autor(es):
Melo, Benedita Portugal e
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/11003
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Violência escolar; TEIP
Descrição
Muito diversificados, os projetos desenvolvidos
no seio dos Territórios Educativos de Intervenção
Prioritária (TEIP) apresentam como denominador
comum, para além das questões relacionadas com
o abandono e insucesso escolar, uma preocupação
particular com as situações de violência e indisciplina
escolar. Tratando-se de escolas situadas
em contextos com fortes índices de vulnerabilidade
social e de exclusão social expressos, por exemplo,
em termos do elevado número de alunos que
recebem apoios da Acão Social Escolar, contam
com recursos humanos e fi nanceiros adicionais
para desenvolverem estratégias que visam diminuir
o elevado número de ocorrências que perturbam a
ordem escolar.
No âmbito do Projeto Observatório dos Territórios
Educativos de Intervenção Prioritária (FSE/
CED/83553/2008), mediante a realização de um
intensivo estudo de casos, procurámos compreender
os efeitos das medidas que têm sido implementadas
em quatro agrupamentos de escolas
(dois situados na área metropolitana do Porto e
outros dois na área metropolitana de Lisboa)1.
Retomando algumas das refl exões apresentadas
no artigo onde divulgamos os resultados dessa análise aplicada às questões da desordem escolar2,
é nossa intenção, neste texto, desenvolver
em termos teóricos a polissemia que caracteriza
o conceito de violência escolar e a diversidade de
representações e práticas que podem por elas
ser responsáveis, para equacionarmos em que
medida as estratégias de intervenção postas em
prática nos TEIP analisados são sufi cientes para
dar resposta a este fenómeno. Tendo em conta a
multiplicidade de fatores que podem desencadear
a violência na escola e constatando que o diagnóstico
e as consequentes medidas aí desenvolvidas
são sobretudo dirigidas aos alunos e ao contexto
sociocultural que os envolve, salientaremos a
importância de se atender, em termos de intervenção,
aos fatores organizacionais e pedagógicos e
proporemos o desenvolvimento de algumas iniciativas
que visam o trabalho coletivo entre os docentes
e entre estes e as direções das instituições de
ensino.