Autor(es):
Sousa, Alexandra Félix, 1989-
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10998
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Educação intercultural - Portugal; Mediação; Resolução de conflitos; Relatórios de estágio de mestrado - 2014
Descrição
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 No âmbito do ciclo de estudo conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação, na especialização de Educação Intercultural, foi realizado um estágio no Centro de Atendimento ao Jovem - Câmara Municipal de Alcobaça. O estágio teve como finalidade aprofundar e desenvolver competências adquiridas ao longo da licenciatura em Ciências da Educação e 1º ano do 2º ciclo de estudo na mesma área de formação, aplicando-as em contexto profissional. A área de intervenção em que este trabalho se insere é a mediação de conflitos em contexto escolar, e teve como principal objectivo acompanhar e ajudar ao desenvolvimento de projectos da mediação na Escola Frei Estêvão Martins, Escola D. Pedro I e Escola Secundária D.ª Inês de Castro. O trabalho desenvolvido consistiu na realização de actividades que envolveram toda a comunidade escolar, nomeadamente sessões de sensibilização sobre gestão de conflitos (aplicada em 66 turmas do 2º e 3º ciclo) e sobre o trabalho em grupo (aplicada em 8 turmas, 5 do 9ºano de escolaridade e 3 dos 12º ano de escolaridade). Durante o percurso do estágio surgiu ainda a oportunidade de integrar outros projectos: ―Projecto Roma‖ - estudo do município na área das Minorias Étnicas, que surge da necessidade de promover a integração sociocultural da comunidade cigana, e Banco Local de Voluntariado onde a minha participação foi como formadora numa acção de formação inicial para voluntários. Estes projectos surgem de acordo com as necessidades evidenciadas pela comunidade, como tal cabe ao município intervir, apresentar propostas de mudança, de inovação e que, acima de tudo, prevejam uma participação activa da comunidade. Within the cycle of study leading to the degree of master of Science in Education, specialization of Inter-cultural Education, we conducted a training course on Youth Service Center - Municipality of Alcobaça. The stage had intended to deepen and develop skills acquired throughout the degree in educational sciences and first year of the second cycle of study in the same area of training, applying them in a professional context. The area of intervention in this work falls is the mediation of conflicts in school context, and had as its main objective to monitor and assist the development of mediation projects in Frei Estêvão Martins School, D. Pedro I School and D.ª Inês de Castro School. The work consisted in the realization of activities involving the whole school community, such as sensitization sessions on conflict management (applied in 66 classes from 2nd and 3rd cycle) and on group work (applied in 8 classes, 5 of the 9th year of schooling and 3 of the 12th year of schooling). During the course of the stage came the opportunity of integrating other projects: ―Roma Project‖ - study by the municipality in the area of ethnic minorities, that arises from the need to promote social and cultural integration of the gypsy community, and voluntary Local bank where my participation was as a trainer in a initial training for volunteers. These projects appear according to the needs identified by the community, as such it is the responsibility of the municipality intervenes, submit proposals for change, innovation and, above all, provide for an active participation of the community.