Autor(es):
Gonçalves, Sofia
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10966
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Teses de doutoramento - 2014; Design de comunicação; Design gráfico; Indústria editorial; Paginação; Livro
Descrição
Tese de doutoramento, Belas-Artes (Design da Comunicação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2014 Tese. - 411 p.
Livro 1: Exercicio de investigação editorial : determinar o centro de um objeto ou evento, determinar o centro de modo ainda mais preciso, repetir, até que uma maior precisão seja impossível. - 238, [2] p.
Livro 2: Diálogo improvável entre um livro sobre livros e um filme sobre livros. 251, [2] p.
Livro 3: Montagem literária. - 224, [2] p.
Livro 4: Como se pode publicar ou representar o gesto editorial. - 241, [3] p. Tese. - 411 p.
Livro 1: Exercicio de investigação editorial : determinar o centro de um objeto ou evento, determinar o centro de modo ainda mais preciso, repetir, até que uma maior precisão seja impossível. - 238, [2] p.
Livro 2: Diálogo improvável entre um livro sobre livros e um filme sobre livros. 251, [2] p.
Livro 3: Montagem literária. - 224, [2] p.
Livro 4: Como se pode publicar ou representar o gesto editorial. - 241, [3] p. A presente investigação visa contribuir para a exploração crítica das relações convergentes entre design de comunicação e edição, das quais resulta uma produção caracterizada pela constante avaliação e negociação dos seus processos, matérias e funções.A página é objeto preferencial de análise e experimentação, considerada aqui como heterotopia:espaço que questiona uma “primeira ordem” editorial, hierárquica e causal, onde design e edição são momentos autónomos do ciclo de produção, para chegar a uma “segunda ordem”, baseada em processos simbióticos de escrita, edição e design. Esta sinergia põe em evidência a dimensão autoral da edição, para a qual reclamamos o estatuto de género, movida por uma consciência original das práticas editoriais, da página e do livro. O estudo circunscreve ainda as condições para um campo unificado da publicação na era pós-digital e para tal observa a produção editorial contemporânea à luz de uma profunda reformulação e como resposta à destabilização da ordem do livro pelos media digitais. Ao entender a produção editorial como um todo, ou seja, como processo que não se resume à produção de conteúdos mas que integra os efeitos ou condições da sua circulação e receção, analisamos os modos como os seus processos refletem cerca de duas décadas de familiarização com a cultura digital.Através de uma investigação centrada na prática projetual em design de comunicação como processo,desenvolvemos um modelo editorial para a produção académica do mestrado em Design de Comunicação e Novos Media da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Este modelo segue a aplicação de um método interpolado que considerou a interdependência da teoria com a prática como sua condição fundamental.Página, o projeto editorial que emerge do modelo, é composto por quatro volumes impressos e uma variante digital, e encontra na edição um exercício de aferição da construção, consolidação e comunicação do conhecimento específico em design.Tendo por mote editorial a representação da produção académica, Página reconhece o papel das instituições académicas na reformulação constante das práticas e discursos, no incentivo à construção de
movimentos críticos e reflexivos em design de comunicação. This research aims to contribute to the critical exploration of converging relations between communication design and editorial practices, from which results a production characterized by a constant evaluation and negotiation of its processes, subjects and purposes.In this context, the page is our object of analysis and experimentation, considered here as an heterotopia:a space that questions the hierarchical “first order” of publishing – where design and editing are autonomous moments of the production cycle –, to reach the hypothesis of a “second order” – based on the symbiotic processes of writing, editing and design. This synergy underlines an authorship dimension, in order to postulate a genre condition,determined by an original awareness of the editorial practice, of the page and of the book.The study also circumscribes the conditions of a unified field of publishing in the post-digital era. It perceives contemporary publishing in the light of a major recasting and as a reaction to the destabilization of the book by digital media. By understanding the editorial production as a whole (a process that considers the conditions of production, circulation and reception), it also analyzes how its processes reflect two decades of familiarization with digital culture.Through a project-oriented research in communication design, a publishing model was developed for the academic outputs of the master in Communication Design and New Media (Faculty of Fine Arts,University of Lisbon). This model employs an interpolated method that takes into consideration the interdependence of theory and practice as a fundamental prerequisite.Página (the page), the editorial project that emerges from this model, consists of four printed volumes and a digital variation. It uses the editorial practices to validate the construction, consolidation and communication of design knowledge. Página also recognizes the role of the academy in fostering critical and reflexive dynamics, and in the constant reshaping of design discourses and practices.