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O Teatro do Oprimido como instrumento de emancipação social : re(i)novar mental...

Autor(es): Lopes, Ana Catarina Colaço dos Santos, 1982- cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10922

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Boal, Augusto, 1931-; Educação de adultos - Portugal; Educação não formal; Teatro; Emancipação social; Teses de mestrado - 2014


Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 Embutido no universo da Educação Não Formal, o Teatro do Oprimido apresenta-se como um meio de assimilação do mundo e um instrumento de desbloqueio para percecionar e desvendar o conhecimento, por via dos sentidos e da estética, constituindo-se num método (teatral) facilitador para a reflexão crítica sobre os problemas sociais. Com este estudo pretende-se analisar de que forma a metodologia do Teatro do Oprimido, na sua teoria e prática, funciona como um instrumento eficaz na compreensão da realidade e na procura de alternativas para os problemas sociais e interpessoais emergentes, potenciando estratégias de emancipação social. O estudo empírico pauta-se por uma metodologia qualitativa, optando-se pela abordagem de estudo de caso, cujos principais instrumentos de recolha de dados foram a revisão bibliográfica e as entrevistas semiestruturadas. Foram também recolhidos alguns dados através de observação. Paralelamente, este trabalho conjuga os pressupostos teóricos da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, apresentando argumentos que justifiquem as conexões entre a proposta pedagógica de Freire e a metodologia de Boal. Built in the universe of Non-Formal Education, the Theatre of the Oppressed presents itself as a mean of assimilation of the world and an unlocking tool for perceiving and unravel knowledge, through the senses and aesthetics, becoming a facilitator method (theatrical) for critical reflection on social problems. This study aims to analyze how the methodology of Theatre of the Oppressed, in its theory and practice, serves as an effective tool in the understanding of reality and the search for alternatives to the emerging social and interpersonal problems, promoting social empowerment strategies . The empirical study is guided by a qualitative methodology, choosing the case study approach, whose main instruments of data collection were literature review and semistructured interviews. Some data were also collected through observation. In parallel, this work combines the theoretical assumptions of Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire, presenting arguments that justify the connections between pedagogical proposal of Freire and Boal methodology.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Guimarães, Paula, 1967-
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