Autor(es):
Silva, Ana Rita Póvoa, 1990-
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10921
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação contínua de professores; Centros de Formação de Associação de Escolas; Relatórios de estágio de mestrado - 2014
Descrição
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 O relatório de estágio “O Espaço de Intervenção de um CFAE” pretende apresentar o estágio curricular desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização em Administração Educacional. O estágio foi desenvolvido no centro Educatis – centro de formação de escolas dos concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos. Trata-se de uma entidade formadora com competências para elaborar e monitorizar ações de formação contínua destinadas ao pessoal docente e não docente das suas escolas associadas.
O relatório analisa as políticas de formação contínua de professores em Portugal; enquadra a intervenção dos centros de formação de associação de escolas (CFAE), enquanto organizações educativas, em todos estes processos políticos; e perspetiva os mecanismos de regulação dos CFAE.
O relatório aborda, também, a história do centro Educatis e caracteriza a intervenção atual deste centro de formação. Em complemento, descreve e analisa as principais atividades desenvolvidas pela estagiária, em três grandes áreas de intervenção supervisionadas: página Web do centro Educatis; operacionalização do plano de ação do centro Educatis; coordenação e gestão da bolsa de avaliadores externos.
Finalmente, o relatório integra uma investigação de pequena escala sobre o plano de ação do centro Educatis. Este estudo dá a conhecer e caracteriza as estratégias de trabalho utilizadas pelo centro Educatis para a elaboração, a monitorização e avaliação do seu plano de ação. Os resultados do estudo permitem compreender o papel formativo ativo na sua comunidade educativa, bem como diferentes estratégias que mobiliza para atuar de acordo com as necessidades de formação de cada escola e professor, possibilitando o desenvolvimento organizacional e profissional. The present report “Intervention space of a TCSA” intends to present the internship developed at Educatis Centre – a training centre for schools from Benavente, Coruche and Salvaterra de Magos, to obtain the Education Master’s Degree. This centre is known as a training entity with skills to improve and monitor continuous training programs, aimed at teaching and non-teaching staff from their associate schools.
The report analyses continuous training policies of teachers in Portugal; it encompasses the intervention of training centres of schools associations (TCSA), while educational organizations, in all these political processes; and it puts in perspective the regulation of TCSA’s mechanisms.
This paper also approaches the history of the Educatis centre and examines the current intervention of this training centre. In addition, it describes and analyses the main activities developed by the trainee, in three major areas of supervised intervention: Web page of the Educatis centre; operationalizing the plan of action of the Educatis centre; coordination and management of the external evaluators list.
Finally, the report integrates a small scale research about the plan of action of the Educatis centre. This study shows and characterizes the work strategies used by the Educatis centre for the elaboration, monitoring and evaluation of its plan of action. The study results allow the understanding of the active formative role in its educational community, as well as the different strategies that it mobilizes to act according to the training needs of each school and teacher, allowing the organizational and professional development.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Cruz, Clara Freire da, 1957-; Carvalho, Luís Miguel, 1960-