Autor(es):
Jacinto, Maria Manuela Gomes
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10918
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Teses de doutoramento - 2014
Descrição
Tese de doutoramento, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 Fundamentando-se na perspetiva sistémica e fenomenológica, o estudo pressupõe que a
implementação do modelo de avaliação docente (DR nº2/2010) envolve múltiplas esferas de
influência no processo de transformação da política de avaliação e apresenta implicações na
profissionalidade docente. Com base nestes pressupostos, a investigação pretende caraterizar: a)
contextos políticos de escola anteriores à implementação do DR nº2/2010; b) micropolíticas
internas emergentes ao longo do ciclo avaliativo; c) processos desenvolvidos no planeamento e
operacionalização da avaliação; d) conceções e competências de supervisão avaliativa; e)
julgamentos e decisões na ação de avaliar; e f) potencialidades e limitações do modelo de
avaliação.
O processo de avaliação profissional congrega três níveis de leitura interpretativa: macro
(contexto legislativo) meso (contexto político-organizacional-avaliativo de escola) e micro
(conceções e práticas de supervisão avaliativa). Privilegiaram-se processos qualitativos de
análise e recolha de dados provenientes de: entrevistas realizadas a avaliadores de topo,
relatores e professores, de reuniões da Comissão de Avaliação/Júri e de conferências de
supervisão avaliativa.
Relativamente à dimensão político-organizacional-avaliativa salientam-se os seguintes
resultados: i) diversidade de contextos e lógicas processuais, de cariz crítico-interpretativo,
técnico-normativo e colegial na implementação do modelo de avaliação; ii) prevalência do
controlo burocrático-normativo na regulação profissional; iii) predomínio duma racionalidade
técnica nos instrumentos de avaliação da profissionalidade docente, valorizadora da medida e do
quantitativo; e iv) aprendizagem da avaliação conducente ao aparecimento duma cultura de
avaliação na escola.
Na dimensão supervisiva-avaliativa destacam-se os seguintes aspetos: a) coexistência e
multiplicidade de conceções e competências de supervisão avaliativa com maior
representatividade das técnico-normativas; e b) prevalência duma supervisão reguladora
direcionada para o cumprimento dos padrões nacionais e locais de competência profissional.
Conclui-se que a implementação sistémica da política central de avaliação docente é
marcada quer pela fidelidade normativa em termos organizacionais e supervisivos-avaliativos,
quer pela autonomia profissional face à regulação interna e externa (DR nº2/2010). Based on the sytemic and phenomenological perspective, the study assume that the
implementation of teachers´evaluation system (Decree nº2/2010) enlarge multiples spheres of
influence in the process of transformation the evaluation policy and have consequences into
teacher professionalism. Based on these assumptions, the study purposed to characterize: a)
politics contexts of school before the implementation of Decree nº2/2010; b) micro-politics
inside the school that emerge during the evaluation cycle; c) processes developed during the
planning of evaluation system and its operacionalization; d) conceptions and skills of evaluative
supervision; e) judgements and decisions taken in evaluation action; and f) potentialities and
limitations of the evaluation model.
The process of professional evaluation is perceived in three levels of explanatory reading:
macro (legislation framework); meso (political-organizational school context) and micro
(conceptions and practices of evaluative supervision). The data analysis included: observation of
the meetings attended by the Committee of Evaluation/Evaluation Jury; observation of the
supervision meettings between evaluators and teachers and interviews to evaluators and
teachers.
Regarding the political-organizational dimension of evaluation, the analysis identified the
following points: i) plurality of contexts and process logics: critical-interpretative, technicalnormative
and collegial in the implementation of the evaluation system; ii) prevalence of
bureaucratic-normative control in the professional regulation; iii) predominance of a technical
rationality in the evaluation instruments, enhanced by quantitative mesures; e iv) evaluation
apprenticeship developed to professional evaluation cultures.
Results pertaining to the evaluative supervision dimension highlighted the following
aspects: a) co-existence of multiple conceptions and skills of evaluative supervision, with
prevalence of the technical ones; e b) regulatory supervision based on the performance
standards, settled at local and nacional level.
Conclusions point out that the systemic implementation of the evaluation system is
characterized by normative loyalty in organizational and supervision processes but also by
professional autonomy, regarding the internal and external normative regulations.
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Português
Orientador(es)
Sanches, Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro, 1937-; Galvão, Cecília, 1955-