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Análise das necessidades de formação no domínio do elearning

Autor(es): Santos, Sónia da Silva, 1980- cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10799

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): E-learning; Tecnologias da informação e da comunicação; Necessidades de formação; Teses de mestrado - 2014


Descrição
Tese de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 A evolução das novas tecnologias informáticas e o futuro do ensino/formação são assuntos da atualidade que preocupam os responsáveis das diversas instituições. O tema “Análise das necessidades de formação no domínio do elearning” surgiu porque a mestranda é também formadora e pretende analisar o futuro das aprendizagens com recurso a novos métodos e modelos de ensino como é o caso do elearning. Com este estudo pretende-se responder às seguintes questões: (i) qual o público-alvo com necessidades formativas, (ii) quais são as áreas de formação mais e menos procuradas, (iii) quais são as vantagens e desvantagens das aprendizagens à distância, (iv) qual a opinião dos formadores sobre o futuro do ensino/formação. Numa fase inicial o questionário foi enviado por email a 30 centros de formação da zona centro de Portugal de forma a ser respondido pelo maior número de formadores que prestavam serviços nessa zona. O período de preenchimento do questionário online foi de 15 de maio de 2013 a 4 de agosto de 2013, obtendo-se uma amostra 60 formadores. Através da análise dos resultados obtidos podemos concluir que os formadores interessados em frequentar formações em elearning são na grande maioria Licenciados, com idade média de 40 anos e gostariam de frequentar essas formações com a duração de 50h, podendo variar consoante a área de formação. Os formadores evidenciaram necessidades de formação no âmbito da Informática/TIC e da Profissionalização em Serviço. Caso as formações não fossem financiadas os formadores estariam dispostos a pagar entre 100€ e 150€, podendo esse valor variar. Os formadores inquiridos são conhecedores da formação em elearning e acreditam que o futuro do ensino/formação passa pela formação em mobilelearning. The development of new computer technology and the future of education/training are current topics of concern to the leaders of various institutions. The theme "analysis of training needs in the field of elearning" arose because the master is also a trainer and wants to analyse the future of learning using new teaching methods and models such as elearning. This study aims to answer the following questions: what is the target audience with training needs, which are the area’s most sought after and less training, what are the advantages and disadvantages of distance learning, which trainer’s opinion about the future of education/training. At an early stage the online questionnaire was sent by email to 30 training centers of the zone Center of Portugal in order to be answered by the greatest number of trainers who provide services in that area. The period of completion of the online questionnaire was 15 May 2013 to 4 August 2013, obtaining a sample 60 trainers. Through the analysis the results we can conclude that trainers interested in attending training in elearning are mostly graduates, with an average age of 40 years and would like to attend training courses with duration of 50 hours, and may vary depending on the courses. Trainers have selected Informatics/ICT areas and professionalization in service. If the formations were not financed, the trainers would be willing to pay between 100€ and 150€, this value may vary. The trainers are knowledgeable in training and elearning believe that future of education/training goes through training in mobile-learning.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Matos, João Filipe, 1950-
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