Autor(es):
Silva, Carla Maria Costa, 1974-
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10711
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Relação pedagógica; Ensino-aprendizagem; Criatividade (Educação); Inteligência emocional; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014 A prática letiva desenvolve-se em espaços de conflitos latentes que podem transformar-se em manifestos ao menor descuido. É uma mensagem educativa em que a comunicação assume a condição da educação didática, é o contexto das relações entre as metodologias, as estratégias, as atividades e os meios que aí se integram. O presente relatório reflete o conjunto de quatro aulas supervisionadas, lecionadas na Escola Secundária de São João do Estoril, na turma 9 - 10º ano - Economia A, a um grupo de vinte e nove alunos. As aulas foram estruturadas a partir da disciplina Economia A e da unidade didática, Rendimentos e Repartição dos Rendimentos. O objetivo principal orientava para a consecução de práticas pedagógicas em ambientes de criatividade, compreensão e aplicação de saberes a fatos da vida real e profissional, de modo a facilitar a aprendizagem do aluno e refletir sobre essas premissas, considerando o aluno e a situação futura enquanto professor. Da lecionação, desenvolvida com base em planificações coordenadas por uma professora cooperante, foi proposto um conjunto de intervenções embebidas em estratégias para a relação pedagógica, de objetivos, de comunicação, metodológicas, de avaliação e reflexões sobre o executado, que culminaram com êxito, considerando os resultados alcançados. A lecionação deu origem a uma preocupação relativamente à aprendizagem do aluno, emergindo uma questão de investigação "Como e porquê a imagem construída dos saberes na lecionação contribui para a facilitação da aprendizagem do aluno?". Essa preocupação constituiu-se o problema a ser investigado e desenvolveu-se a partir de uma problemática de rutura epistemológica, com base num processo de investigação qualitativo, de natureza exploratória-descritiva, num estudo de caso em que o caso foi a turma 9 atrás referida. Os resultados mostram-nos que a aprendizagem do aluno é o cerne do ensino e que deve ser desenhada em contextos de práticas educativas de criatividade, motivação, compreensão e aplicação do que se aprende a fatos da vida real e profissional. Paralelamente, a imagem construída dos saberes pode ser um dos motores que impulsionam as aprendizagens assim desenhadas. Apresentamos assim o culminar de uma esperança, ao recolhermos as tendências da aplicação de imagens construídas dos saberes na facilitação da aprendizagem do aluno, na exploração encetada e agora terminada. ABSTRACTThe teaching practice takes place in spaces of latent conflicts that may can make trouble in the slightest mistake. It is an educational message where communication is the condition of didactic education, is the context of relations between the methodologies, strategies, activities and means that e are integrated. This report reflects the set of four supervised classes, taught in Secondary School in São João do Estoril, the class 9-10 grade - Economy, a group of twenty-nine students. The lessons were structured from the subjects of Economy and the unit of didactic, Income and Distribution of Income. The main goal focused on achievement of pedagogical practices in an environment of creativity, understanding and application of knowledge to real-life facts and professional, in order to facilitate student learning and thinking about these assumptions, concerning the student and future situation as a teacher. The teaching is structured by lessons plans, with coordination of a cooperating teacher. In this context, it was, proposed a set of activities embedded on strategies, the pedagogical relationship, goals, communication, methodology, evaluation and thoughts on the run, which were achieved successfully, taking into, account the results. The teaching gave rise to a concern about the student's learning, emerging the following research question "How and why of knowledge built on teaching image contributes to the facilitation of student learning?”.This concern constituted the problem to be searched and developed from a problematic epistemological rupture, based on a qualitative research, exploratory-descriptive nature, a case study process in which the sample was class 9 above. The results show us that student learning is the core of education and should be drawn in the context of educational practices of creativity, motivation, understanding and application what you learn to the real facts and professional life. In parallel, the constructed image of knowledge can be one of the engines that drive the learning well designed. Here is just the culmination of a hope, to collect the trends of the application of constructed images of knowledge in facilitating student learning, and embarked on the now complete exploitation.