Detalhes do Documento

Práticas pedagógicas inovadoras com TIC

Autor(es): Morais, Carla Maria Pereira Barbosa, 1981- cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10660

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Práticas pedagógicas; Inovação educativa; Tecnologias da informação e da comunicação; Teses de mestrado - 2014


Descrição
Tese de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 Esta investigação é uma análise de práticas pedagógicas com utilização das TIC, que em tese, são consideradas práticas pedagógicas inovadoras. As práticas pedagógicas analisadas são desenvolvidas em sala de aula por professores denominados professores inovadores através do Programa Partners in Learning da Microsoft. A partir da análise das práticas pedagógicas inovadoras procuramos caracterizar a perceção que os professores têm sobre a escola e sobre as TIC em Educação; sobre inovação em Educação e práticas pedagógicas inovadoras; bem como caracterizar as práticas pedagógicas com TIC desenvolvidas pelos professores, de forma a compreender em que medidas são inovadoras e por quê. No embasamento teórico, procuramos relacionar as perspetivas da educação e a aprendizagem do século XXI. Abordamos sobre a influência da perspetiva construtivista em relação a aprendizagem e sobre as relações entre as TIC e a educação. Por fim, abordamos os conceitos que envolvem o termo inovação, inovação em Educação e práticas pedagógicas inovadoras. Na componente metodológica utilizamos como ferramenta de pesquisa, um breve questionário para a caracterização dos participantes e um guião de entrevista para a recolha dos dados. A partir desta investigação podemos concluir que as práticas pedagógicas integradas com a utilização das TIC vão além de aspectos técnicos e instrumentais ou na escolha e aplicação de meios tecnológicos para o uso do professor. As TIC, integradas nas práticas pedagógicas facilitam o envolvimento e interação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, as práticas pedagógicas inovadoras são essencialmente caracterizadas por envolver os alunos no processo de aprendizagem e promover o desenvolvimento de suas habilidades e competências. This research is an analysis of pedagogical practices using ICT , which in theory are considered innovative teaching practices. Pedagogical practices analyzed are developed in the classroom by teachers called innovative teachers through Microsoft Partners in Learning Program. From the analysis of innovative pedagogical practices aimed to characterize the perception that teachers have about the school and on ICT in Education; Innovation on Education and innovative teaching practices; and to characterize the pedagogical practices with ICT developed by teachers in order to understand what measures are innovative and why. In the theoretical framework, we try to relate the perspectives of education and learning of the XXI century. We discuss about the influence of the constructivist perspective towards learning and the relationship between ICT and education. Finally, we discuss the concepts involving the term innovation, innovation in education and innovative teaching practices. The methodological component used as a research tool, a brief questionnaire to characterize the participants and used an interview guide for data collection. From this research we can conclude that the pedagogical practices integrated with the use of ICT go beyond technical and instrumental aspects or the choice and application of technology as a resource for the teacher. ICT integrated into teaching practices facilitate the involvement and interaction of students in the teaching and learning process. Thus, innovative teaching practices are essentially characterized by engaging students in the learning process and promote the development of their skills and expertise.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia