Author(s):
Morais, Carla Maria Pereira Barbosa, 1981-
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10660
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Práticas pedagógicas; Inovação educativa; Tecnologias da informação e da comunicação; Teses de mestrado - 2014
Description
Tese de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 Esta investigação é uma análise de práticas pedagógicas com utilização das TIC, que em
tese, são consideradas práticas pedagógicas inovadoras.
As práticas pedagógicas analisadas são desenvolvidas em sala de aula por professores
denominados professores inovadores através do Programa Partners in Learning da
Microsoft.
A partir da análise das práticas pedagógicas inovadoras procuramos caracterizar a
perceção que os professores têm sobre a escola e sobre as TIC em Educação; sobre
inovação em Educação e práticas pedagógicas inovadoras; bem como caracterizar as
práticas pedagógicas com TIC desenvolvidas pelos professores, de forma a
compreender em que medidas são inovadoras e por quê.
No embasamento teórico, procuramos relacionar as perspetivas da educação e a
aprendizagem do século XXI. Abordamos sobre a influência da perspetiva construtivista
em relação a aprendizagem e sobre as relações entre as TIC e a educação. Por fim,
abordamos os conceitos que envolvem o termo inovação, inovação em Educação e
práticas pedagógicas inovadoras.
Na componente metodológica utilizamos como ferramenta de pesquisa, um breve
questionário para a caracterização dos participantes e um guião de entrevista para a
recolha dos dados.
A partir desta investigação podemos concluir que as práticas pedagógicas integradas
com a utilização das TIC vão além de aspectos técnicos e instrumentais ou na escolha e
aplicação de meios tecnológicos para o uso do professor. As TIC, integradas nas
práticas pedagógicas facilitam o envolvimento e interação dos alunos no processo de
ensino e aprendizagem. Desta forma, as práticas pedagógicas inovadoras são
essencialmente caracterizadas por envolver os alunos no processo de aprendizagem e
promover o desenvolvimento de suas habilidades e competências. This research is an analysis of pedagogical practices using ICT , which in theory are
considered innovative teaching practices.
Pedagogical practices analyzed are developed in the classroom by teachers called
innovative teachers through Microsoft Partners in Learning Program.
From the analysis of innovative pedagogical practices aimed to characterize the
perception that teachers have about the school and on ICT in Education; Innovation on
Education and innovative teaching practices; and to characterize the pedagogical
practices with ICT developed by teachers in order to understand what measures are
innovative and why.
In the theoretical framework, we try to relate the perspectives of education and
learning of the XXI century. We discuss about the influence of the constructivist
perspective towards learning and the relationship between ICT and education.
Finally, we discuss the concepts involving the term innovation, innovation in
education and innovative teaching practices.
The methodological component used as a research tool, a brief questionnaire to
characterize the participants and used an interview guide for data collection. From this
research we can conclude that the pedagogical practices integrated with the use of ICT
go beyond technical and instrumental aspects or the choice and application of
technology as a resource for the teacher. ICT integrated into teaching practices facilitate
the involvement and interaction of students in the teaching and learning process. Thus,
innovative teaching practices are essentially characterized by engaging students in the
learning process and promote the development of their skills and expertise.
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-