Autor(es):
Fernandes, Graça Maria Pissarra
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10586
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Desenvolvimento de competências; Empregabilidade; Mercado de trabalho - Portugal; Estudantes universitários; Teses de mestrado - 2013
Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 As rápidas e profundas mudanças das sociedades, da economia e do mercado de trabalho
levaram à exigência de um novo perfil para o trabalhador do século XXI e à diminuição do
efeito de diferenciação do ensino superior na obtenção de emprego, pelo que, sobretudo a
partir dos anos 90 do século XX, a temática da empregabilidade dos diplomados do ensino
superior atinge grande visibilidade.
As instituições de ensino superior têm vindo a manifestar a preocupação em obter dados
sobre a empregabilidade dos seus diplomados, utilizando-os como indicador de qualidade e
fator de atração de novos alunos, sendo também objeto de políticas públicas.
A complexidade do conceito de empregabilidade, plasmada em diferentes e diversas
abordagens, evidencia que não é um estado, um momento, mas um processo que se pode
alterar ao longo da vida do indivíduo, numa perspetiva de carreira, e em que este pode ser ator,
desenvolvendo competências e adaptando-se às mudanças organizacionais e conjunturais.
Tendo como referência os perfis do trabalhador do século XXI e a conceptualização
disposicional da empregabilidade, de Mel Fugate, pretende-se, nesta dissertação, refletir sobre
a natureza dos estudos sobre empregabilidade dos diplomados de uma instituição de ensino
superior público em Portugal.
Propõe-se um plano de formação na área comportamental para estudantes finalistas, no
sentido de promover o desenvolvimento de atitudes, comportamentos e competências
facilitadoras da sua integração no mercado de trabalho e promotoras da sua empregabilidade. The fast and profound changes in society, in the economy and in the labor market have led to
the requirement of a new profile for the worker of the 21st century and to the decreased of the
differentiation effect of higher education to get a job. Because of that, especially since the
90’s of the twentieth century, the issue of employability of higher education graduates had
reached high visibility.
The higher education institutions have been expressing concern to obtain data on the
employability of their graduates, using them as a quality indicator and factor in attracting new
students; the employability of graduates has been being also the object of public policies.
The complexity of the concept of employability, shaped in different and many approaches,
shows that is not a state or a moment, but a process that can change over the life of the
individual, in a career perspective, and that the individual can be an actor on developing skills
and adapting to organizational and conjunctural changes.
With the profiles of the worker of the 21st century and Mel Fugate’s dispositional
conceptualization of employability as framework, is intended, in this master thesis, reflect on
the nature of the studies on employability of graduates from an institution of higher education
in Portugal.
Is proposed a training plan in behavioral area to promote the development of attitudes,
behaviors and skills that facilitate their integration in the labor market and promote their
employability.