Detalhes do Documento

Stress percebido, hardiness e satisfação com a vida em alunos da Academia Milit...

Autor(es): Martins, Patrícia Ribeiro cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10584

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Academia Militar Portuguesa; Stress (Psicologia); Satisfação com a vida; Teses de mestrado - 2013


Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 O Ensino Militar e as suas particularidades próprias tornam-se potenciadores de níveis elevados de ansiedade e Stress. Este facto, aliado ao ingresso na Universidade, torna imprescindível estudar o Stress e as suas implicações. Neste sentido, optou-se por estudar inclusive, aspectos da personalidade associados ao mesmo, nomeadamente o Hardiness. Devido ao afastamento dos alunos da Academia Militar, da vida civil, revelou-se ainda interessante estudar a Satisfação com a Vida. Deste modo, analisam-se os níveis de Stress Percebido e os níveis de Hardiness e os seus papéis na Satisfação com a Vida e desempenho académico dos alunos da Academia. Para o efeito, foram recolhidos dados, a partir de uma amostra de 477 alunos, dos 4 primeiros anos da Academia Militar, utilizando três Instrumentos distintos: A Escala de Hardiness (Bartone, Ursano, Wright e Ingraham, 1989; Mallar & Capitão, 2004), a Escala de Stress Percebido (Moreira, 2002) e a Escala de Satisfação com a Vida (Diener, Emmons, Larsen, & Griffin, 1985). Os resultados obtidos indicam que o Hardiness se correlaciona significativa e negativamente com o Stress Percebido, para além de se ter verificado que os maiores preditores do Stress Percebido são as duas dimensões do Hardiness – o Controlo e o Desafio. No que diz respeito à correlação positiva entre o Hardiness e a Classificação Final, esta não se observou. Verificou-se, contudo, uma relação positiva entre o Hardiness e a formação militar. Quanto à relação entre o Hardiness e a Satisfação com a Vida, existe uma correlação forte entre as duas variáveis. Relativamente à relação entre Stress Percebido e Satisfação com a Vida é possível verificar uma correlação negativa e significativa entre as duas variáveis. Em suma, com esta investigação, a Secção de Apoio Psicopedagógico (SAP) poderá ter maior facilidade em identificar quais os níveis problemáticos de cada variável estudada e em que altura do percurso académico dos alunos, será mais pertinente intervir. The Military Education and its own particularities become enhancers of high levels of anxiety and stress. This fact, combined with the entry into the University, make it indispensable to study the Stress and its implications. Therefore, it had to be studied, including aspects of personality associated with it, namely Hardiness. Due to the Military students´s distance from civil life, it was also interesting to study their Satisfaction with Life. Thus, it was analyzed the Perceived Stress levels and the levels of Hardiness and their roles in the Military Academy student’s academic performance and satisfaction with Life. To this end, data were collected from a sample of 477 students from the first 4 years of schooling in the Military Academy, using three different instruments: The Hardiness Scale (Bartone, Ursano, Wright and Ingraham, 1989; Mallar & Capitão, 2004), the Perceived Stress Scale (Moreira, 2002) and the Scale of Satisfaction with Life (Diener, Emmons, Larsen, & Griffin, 1985). The results indicate that the Hardiness is significantly and negatively correlated to the Perceived Stress, besides it was found that the main predictors of Perceived Stress are two dimensions of hardiness - Control and Challenge. Regarding the relationship between Hardiness and the Satisfaction with Life, there is a strong correlation between the two variables. Relatively to the relationship between Perceived Stress and Life Satisfaction is possible to observe a negative correlation between the two variables. In short, with this investigation, the Psychopedagogical Support Section (SAP) may find it easier to identify the problematic levels of each studied variable and at what time of the students' academic path, it will be more appropriate to intervene.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Rafael, Manuel, 1962-; Rosinha, António José Palma Esteves, 1966-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia