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A mudança num grupo de adolescentes : avaliação de processo e de resultados

Autor(es): Marafuz, Joana Maria Freitas de Oliveira cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10496

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Psicologia do adolescente; Satisfação com a vida; Psicologia educacional; Teses de mestrado - 2013


Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 A presente investigação tem como objetivos: (1) analisar as propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação utilizados para medir a Esperança (CHS), a Satisfação com a vida (SWLS), a Aliança de trabalho (TASA), a Qualidade de vida (PedsQL™); (2) elaborar um instrumento para avaliar a Satisfação com o serviço (ESS); (3) caracterizar os alunos que recorrem à intervenção realizada pelo Psicólogo em contexto escolar (neste caso ao programa de Orientação Vocacional) no que respeita às variáveis psicológicas: Esperança, Satisfação com a vida, Aliança de trabalho, Qualidade de vida e Satisfação com o serviço, no início e no fim do programa; (4) conhecer a evolução da aliança de trabalho estabelecida entre psicólogo e jovem, ao longo do programa; (5) investigar qual a relação entre as variáveis Esperança, Satisfação com a vida, Aliança de trabalho, Qualidade de vida e Satisfação com o serviço; (6) determinar as variáveis psicológicas (Esperança, Satisfação com a vida e Aliança de trabalho) que mais contribuem para a Qualidade de vida do jovem e para a Satisfação com o serviço fornecido, explorando a relação entre processo e resultados e (7) analisar as diferenças que ocorrem nas variáveis Esperança, Satisfação com a vida, Aliança de trabalho, Qualidade de vida e Satisfação com o serviço, em função da variável género e nível ocupacional dos pais. Participaram no estudo 234 adolescentes (amostra não clínica) que se encontravam inscritos no programa de orientação vocacional da escola. Os resultados demonstraram que os instrumentos revelam propriedades psicométricas adequadas. É demonstrada uma relação positiva entre todas as variáveis. A Esperança relacionase com a Qualidade de vida, Satisfação com a vida e Satisfação com o serviço; A Aliança relaciona-se com a Satisfação com o serviço; a Qualidade de vida relaciona-se com a Satisfação com a vida. Por fim, a Satisfação com a vida está correlacionada com a Satisfação com o serviço. Foram identificadas como variáveis preditoras da Qualidade de vida, a Satisfação com a vida e a Esperança. A Satisfação com o serviço é possível predizer através da Aliança, Satisfação com a vida e Esperança. A Aliança que existe entre Psicólogo e Jovem no fim da intervenção demonstrou ser predita através da aliança que se estabelece desde os primeiros momentos de estabelecimento de relação. A Esperança decresceu significativamente ao longo do tempo. O nível ocupacional do pai não tem significado estatístico. Existem diferenças significativas para a Satisfação com a vida e Qualidade de vida em função do nível ocupacional da mãe. O género masculino revela níveis mais elevados de Esperança, Satisfação com a vida e Qualidade de vida comparativamente ao género feminino. Implicações, futuras direções e limitações do estudo são discutidas. The present study aims are: (1) to analyze the psychometric properties of assessment instruments used to measure hope (CHS), satisfaction with life (SWLS), working alliance (TASA), quality of life (PedsQL™) and satisfaction with service (ESS) (2) to characterize the students who resort to psychologist intervention in a school context (in this case the Vocational Orientation program) in regard to psychological variables: hope, satisfaction with life, working alliance, quality of life and satisfaction with service, at both the start and the end of the program; (3) to know the evolution of working alliance, established between psychologist and youth, throughout the program; (4) to investigate the relationship between variables hope, satisfaction with life, working alliance and quality of life and satisfaction with service; (5) to determine the psychological variables (hope, satisfaction with life and working alliance) that contribute most to youth’s quality of life and satisfaction with provided service, exploring the relationship between process and results and (6) to analyze the differences that occur in variables hope, satisfaction with life, working alliance, quality of life and satisfaction with service according to variable Parents’ gender and occupational level. 234 youths (non-clinical sample), enrolled in the school’s vocational orientation program, participated in the study. Results showed that the instruments are a psychometrically sound measure for use in this population. A positive relationship between all variables is demonstrated. Hope relates to Quality of life, Satisfaction with life and Satisfaction with service; Alliance relates to Satisfaction with service; Quality of life relates to Satisfaction with life. Finally, Satisfaction with life correlates to Satisfaction with service. Satisfaction with life and Hope were identified as predictive variables of Quality of life. It is possible to predict Satisfaction with service through Alliance, Satisfaction with life and Hope. It was demonstrated that the Alliance between Therapist and Youth at the end of the intervention is predicted by the Alliance established from the first moments of relationship establishment. Hope decreased significantly over time. The father’s occupation level has no statistical significance. There are significant differences for Satisfaction with life and Quality of life according to the mother’s occupational level. The male gender reveals higher levels of Hope, Satisfaction with life and Quality of life in comparison to the female gender. Implications, future directions and limitations of the study are discussed.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
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