Author(s):
Matos, Ana Rita Gomes Pereira
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10480
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Bullying; Coping; Vitimização; Inteligência emocional; Teses de mestrado - 2013
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 Os fatores que originam e perpetuam o problema do bullying e vitimização nas escolas têm
sido amplamente abordados na literatura, embora a investigação neste domínio seja recente. O
construto de Inteligência Emocional tem merecido crescente consideração na investigação sobre
o bullying, sendo associado à escassez de competências sócio-emocionais na relação com os
pares, o que tem levado intervenções neste campo a apostar no desenvolvimento destas
competências. Inserida nesta problemática, a presente investigação tem como objetivo estudar a
relação entre o bullying e a Inteligência Emocional traço, assim como o impacto de um projeto de
diminuição do bullying na escola, em ambas as variáveis.
Foram utilizados dois questionários: a primeira versão experimental portuguesa do
Questionário de Inteligência Emocional traço (forma para crianças, TEIQue-FC), adaptada e
traduzida na presente investigação; e um questionário de dados pessoais utilizado na avaliação
do projeto de intervenção, que mede a frequência da vitimização e da observação de agressões
na escola, assim como identifica as reações das crianças quando confrontadas com um
agressor.
Com base na literatura, esperava-se que a vitimização estivesse negativamente
correlacionada com o nível de Inteligência Emocional dos participantes. Previa-se também que o
projeto de intervenção resultasse na diminuição da vitimização e da prevalência do bullying na
escola, repercutindo-se, igualmente, em resultados superiores de Inteligência Emocional.
Após a avaliação destas variáveis, numa amostra de 112 participantes, estudantes do 7º ano
de escolaridade, concluiu-se que os resultados vão ao encontro da maioria das hipóteses
formuladas, encontrando-se diferenças significativas, no sentido esperado, entre vítimas e
participantes que não referiram ser alvo de bullying, em algumas facetas da Inteligência
Emocional; e uma redução do bullying e vitimização após a intervenção.
Algumas interpretações são formuladas e discutidas, para estes resultados, e são
apresentadas algumas limitações do estudo, assim como sugestões para investigações futuras
neste domínio. The factors behind bullying and victimization, giving rise and maintaining its prevalence in
school settings, have been fully addressed in literature, although research in this domain is quite
recent. The construct of Emotional Intelligence is progressively gaining prominence in bullying
research, being connected to a lack of socio-emotional skills in the relationships with peers, and
having as a consequence the emergence of intervention programs in this field emphasizing the
promotion of this kind of skills. As a contribution to this topic, this research project aims to explore
the relationship between bullying and trait Emotional Intelligence, as well as the impact of a
school bullying reduction program, in both variables.
The study involved the administration of two questionnaires: the first field trial Portuguese
version of the Trait Emotional Intelligence Test (Children Form – TEIQue-CF), translated and
adapted to Portugal as a part of this research; and a personal data questionnaire, used for the
bullying program evaluation, which measures the frequency of victimization episodes and of
personal assault observed incidents inside the school, and also identifies children reactions when
confronted with an aggressor.
Based on the literature, a negative correlation was expected between participants’
victimization and Emotional Intelligence. Furthermore, the intervention program was expected to
have as outcome the reduction of victimization and of school bullying prevalence, with its own
significant implications in terms of gains in Emotional Intelligence.
After the assessment of these variables, in a sample of 112 7th grade students, it was shown
that in some Emotional Intelligence facets, the results confirm the majority of the stated
hypotheses, with significant differences in the expected direction, between victims and other
participants who did not report to be a bullying victim. Additionally, after the intervention program,
a significant reduction was detected in bullying and in victimization.
All these results are interpreted and discussed, and some limits of the study are pointed out,
alongside with some suggestions for future research in this field.