Author(s):
Filipe, Teresa Maria Gallo
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10446
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Autismo; Síndrome de Asperger; Orientação profissional; Teses de mestrado - 2013
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 Este projeto de investigação tem como objetivo procurar identificar estratégias
facilitadoras para uma Orientação Profissional com sucesso, em clientes com
Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) ou Síndrome de Asperger (SA).
Indivíduos com PEA/SA têm determinadas particularidades que comprometem a
sua eficácia em todas as áreas da vida quotidiana, inclusivamente no que refere às
escolhas vocacionais e planeamento da carreira. Assim, consideramos que, para que um
processo de Orientação Profissional seja eficaz, é necessário um conhecimento acerca
da forma de funcionamento dos indivíduos com esta perturbação, analisando as suas
particularidades específicas, procurando identificar estratégias capazes de os auxiliar a
aceitar as suas limitações, e, ao mesmo tempo, tentando identificar mecanismos de
defesa que possam funcionar como elementos facilitadores da sua integração social e
laboral.
O estudo realizado incidiu sobre três clientes diagnosticados com PEA ou SA, e
partiu do pressuposto de que qualquer trabalho a desenvolver com clientes com estas
caraterísticas deve envolver os familiares, que funcionam, geralmente, como elementos
facilitadores de todo o processo . Para realização do estudo foram utilizados os
seguintes instrumentos: “Análise das Expetativas dos Clientes” e “Análise das
Expetativas Parentais”, “Questionário de Autoeficácia”, “Perfil de Competências do
Cliente –método KIRA” e “Perfil de Competências em Contexto de Trabalho de Helga
Rowe”. Estes instrumentos foram utilizados para melhorar o autoconhecimento dos
clientes em termos do seu Perfil de Competências e identificar, também, as suas
expetativas (bem como as expetativas parentais) com o objetivo de as tornar o mais
realistas possível. Foram realizadas reuniões mensais com os clientes e encarregados de
educação para análise dos resultados obtidos a partir dos instrumentos utilizados. Os resultados do estudo são indicativos que o objetivo previsto foi atingido; para
além disso, o método KIRA revelou-se uma mais valia em todo este processo,
permitindo identificar estratégias facilitadores de integração no mundo do trabalho e
contribuindo para a elaboração, no final do estudo, de uma proposta de
encaminhamento para cada cliente. The aim of this study is to identify strategies to enhance a successful
Professional Guidance in clients with Autism Spectrum Disorder (ASD) or Asperger
Syndrom. (AS).
A person with ASD or AS has some characteristics that do compromise his/her
success in every area of daily life, including in what refers to vocational choices and
career planning. Considering this fact, we think that a successful process of
Professional Guidance must include a profound knowledge of their way of functioning,
by identifying their specific characteristics and specific strategies that may be capable
of helping them to accept their limitations while identifying defense mechanisms in
order to help a successful social and labor integration.
This study included three clients diagnosed with ASD or AS, and had as a basis
the knowledge that every work to be developed with those clients must include family,
as family is the element that generally helps to facilitate all the process. To develop
this study were used the following instruments: “Clients Expectations Analysis”,
“Parents Expectations Analysis”, “ Auto efficiency Questionnaire”, “ Client
Competences Profile – KIRA Method”; “Competences Profile in Place of Work – Helga
Rowe”.
These instruments were used to improve clients self knowledge in what refers to
their Profile and to identify their expectations (as well as parents expectations) in order
to turn them into realistic ones. Clients and their parents attended to monthly meetings
in order to analyze the results obtained through the referred instruments.
The results of the study indicate that the aim was attained. Also KIRA method
appear to be worthwhile in all this process as it allowed to identify facilitating strategies to a successful integration in labor market and also to present, at the end of the study, a
guidance proposal for each one of the three clients.