Author(s):
Guimarães, Ana Cristina
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10415
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Perturbações do sono; Hábitos de sono; Desenvolvimento infantil; Crianças em idade escolar; Teses de mestrado - 2013
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 O sono é um fenómeno universal de grande importância para o desenvolvimento infantil.
A qualidade do sono é determinada por vários factores, entre eles as rotinas de sono. É assim
importante estudar as rotinas de forma a aumentar o conhecimento sobre este determinante.
Apesar da criança ter um papel importante na qualidade do seu sono, foram encontrados poucos
estudos na literatura sobre a percepção e crenças infantis referentes ao sono.
O presente estudo tem como objectivos a identificação dos hábitos, rotinas de sono e
problemas relacionados com o sono infantil, referidos pelas crianças e os seus pais.
A amostra do estudo foi recolhida num Colégio Privado e numa escola Pública em
Lisboa. O estudo foi realizado em duas fases, na primeira 181 mães e 122 pais preencheram o
Children’s Sleep Habits Questionnaire (Owens, 2000; adaptação portuguesa de Silva, 2011), e o
Questionário de Hábitos e Rotinas de Sono, desenvolvido para o estudo. Na segunda fase 132
crianças preencheram o Sleep Self Report (Owens et al., 2000; traduzido por Januário, 2012), e
foi realizada uma entrevista semi-estruturada a 90 crianças seleccionadas de forma aleatória.
Para a análise dos resultados foram utilizados estudos estatísticos descritivos e não
paramétricos, através do Statistical Package for the Social Sciences, versão 21.
A análise dos resultados mostrou que 12% das mães e 4,8% dos pais consideram que o
seu filho tem problemas de sono, e 22% das crianças referiram ter problemas relacionados com
o sono e o dormir. Comparativamente, mais mães do que pais consideram que o filho tem
parassónias. As crianças percebem o sono centrando-se em aspectos concretos. As rotinas de
sono mais identificadas são: lavar os dentes, procura de companhia, ir à casa de banho e vestir o
pijama. Em relação a comportamentos antes de ir deitar, as crianças referem aprovar
essencialmente comer, lavar os dentes e ir para a cama dos pais, e desaprovar ver televisão,
jogar play-station e jogar à bola. No entanto, estes comportamentos são aprovados mas apenas
segundo condições descritas pelas crianças.
Os resultados podem contribuir para a adequação da intervenção preventiva dos
problemas de sono e para a construção de programas de promoção do sono infantil. Sleep is a universal phenomenon of great importance to child development. Sleep quality
is determined by several factors, including sleep routines. Therefore it’s important to study sleep
routines in order to increase the knowledge of this factor. Although children have an important
role in the quality of their sleep, there are few studies about children’s perception and beliefs
about sleep.
This study aims to identify sleep habits and routines, and the problems associated with
children’s sleep, reported by the children and their parents.
This study was applied in a private school and a public school in Lisbon. The study was
conducted in two phases, in the first 181 mothers and 122 fathers completed the Children’s
Sleep Habits Questionnaire (Owens, 2000; Silva’s Portuguese adaptation, 2011) and the Sleep
Habits and Routines Questionnaire, developed for this study. In the second phase 132 children
completed the Sleep Self Report (Owens et al., 2000; translated by Januário, 2012), and a semistructured
interview was applied to 90 children, that were randomly selected.
For the analyses of the results, we used the Statistical Package for the Social Sciences,
version 21, to obtain descriptive and non-parametric statistics.
The results showed that 12% mothers and 4.8% fathers considered their child has having
a sleep problem, and 22% of the children reported having sleep problems. Comparatively, more
mothers than fathers considered that their child has parasomnias.
Children explain their beliefs about sleep using concrete aspects. The most identified
sleep routines were: brushing teeth, seeking company, going to the bathroom and putting on
pyjamas. Regarding sleep behaviours before bedtime, children mainly approve eating, brushing
teeth and going to parents bed, and disapprove of watching television, playing play-station and
football. However, these behaviours are sometimes approved, but with conditions associated to
them by the child.
The results of this study may contribute to an adequate intervention in sleep problems and
in the development of programmes promoting infant sleep.