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Coparentalidade e estilos parentais educativos em contexto rural e urbano

Autor(es): Marques, Carina Maia cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10406

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Coparentalidade; Pré-adolescentes; Estilos parentais; Teses de mestrado - 2013


Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 No presente estudo foi investigada a relação entre a coparentalidade (cooperação, conflito e triangulação) e os estilos parentais educativos (autoritário e autoritativo), considerando o papel do contexto (rural/ urbano) como mediador dessa relação. Participaram na investigação, um total de 200 casais (100 residentes em contexto rurais e 100 residentes em contexto urbano) casados ou em união de facto, com filhos pré-adolescentes com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos. Para recolha de dados foram utlizados os seguintes questionários: questionário sócio-demográfio, o Questionário de Dimensões e Estilos Parentais (QDEP, Robinson, Mandleco, Olsen, & Hart, 2001; versão portuguesa de Pedro, Ribeiro, & Carapito, 2013) e o Questionário de Coparentalidade (QC, Margolin, Gordis & John, 2001; versão portuguesa de Pedro & Ribeiro, 2013). Os resultados mostraram relação entre a coparentalidade e os estilos parentais autorirário e autoritativo, em ambos os progenitores. A cooperação foi associdada positivamente com o estilo parental autoritativo e negativamente com estilo parental autoritário. O conflito coparental foi associado positivamente com o estilo parental autoritário e negativamente com o estilo parental autoritativo. Apesar de existir relação entre a coparentalidade e os estilos parentais educativos, contexto (rural/ urbano) não revelou moderar essa relação. In this study, was investigated the relationship between coparenting (cooperation, conflict and triangulation) and the educational parenting styles (authoritarian and authoritative), taking into consideration the role of the context (rural/urban) as a mediator of that relationship. In the investigation participated a total of 200 couples (100 living in the rural context and 100 living in urban context), married or unmarried partners), with pre-adolescent children between 9 and13 years old. To data collection, were used the following questionnaires: socio-demographic questionnaire “The Questionnaire of Dimensions and Parenting Styles (QDEP, Robinson, Mandleco, Olsen & Hart, 2001; Portuguese version of Pedro, Ribeiro & Carapito, 2013) and the “Questionnaire of Coparenting” (QC, Margolin, Gordis&John, 2001; Portuguese version of Pedro & Ribeiro, 2013). The results show relationship between coparenting and the parenting styles authoritarian and authoritative, in both parents. The cooperation was positively associated to the authoritative parenting style and negatively associated to the authoritarian one. The coparenting conflict was positively associated with the authoritarian parenting style and negatively with the authoritative parenting style. Although there is a relationship between coparenting and the educational parenting styles, the context (rural/urban) doesn’t seem to moderate that relationship.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pedro, Marta Maria Figueiredo, 1982-
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