Author(s):
Moita, Pedro Miguel Silva, 1975-
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10320
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Leitura; Tecnologia educativa; Dispositivos electrónicos; Teses de mestrado - 2013
Description
Tese de mestrado, Tecnologias e Metodologias em E-Learning, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, 2013 Não existem dúvidas acerca da importância da leitura para o desenvolvimento,
crescimento e relacionamento do ser humano. Por esta razão, a leitura é um
constructo pesquisado por diversas áreas do conhecimento, que buscam respostas
para avaliar, estimular, analisar, prevenir e intervir no seu processo. Neste contexto,
verifica-se que as tecnologias da informação e comunicação passam a ser relevantes
para o estudo, com o surgimento de inúmeros aplicativos educativos para o auxílio da
aprendizagem da leitura. Contudo, poucos são os instrumentos construídos com
comprovação científica de sua validade, que possam ser utilizados por profissionais da
educação com segurança, sobretudo na língua portuguesa.
Considerando a importância das tecnologias digitais para a educação e a
carência de instrumentos para avaliação informatizados, a presente pesquisa teve
como objetivos conceber, desenvolver e analisar um Teste Adaptativo Informatizado
de avaliação das habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento de leitura. Para
alcançar estes objetivos, foram propostos quatro momentos. No primeiro momento,
concebemos e desenvolvemos um ambiente virtual que possibilita a gestão e
aplicação dos testes com segurança e rapidez. No segundo momento, criamos o Teste
de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), para tal, construímos um banco de itens,
que foi analisado e calibrado por meio da Teoria da Resposta ao Item com as
respostas de 630 crianças em idade pré-escolar. No terceiro momento, aplicamos o
instrumento informatizado e em papel-e-lápis. Por fim, no quarto momento, analisamos
as perceções das crianças e aplicadores que utilizaram as duas versões do
instrumento.
Esta investigação chega ao seu final apresentando à comunidade educativa um
instrumento validado para avaliação de habilidades cognitivas preditoras do
desenvolvimento da leitura para crianças em idade pré-escolar. O THPL irá auxiliar na
análise das referidas habilidades, de forma rápida, precisa e confiável. Desta forma, o
profissional poderá monitorizar o progresso do seu aluno e definir as prioridades para
a instrução e intervenção precoce no processo de aprendizagem da leitura. There is no doubt about the importance of reading for the development,
growth and relationship of human being. For this reason, reading is researched by
several areas of knowledge, seeking answers to evaluate, stimulate, analyse,
prevent and intervene on the process. In this context, it turns out that Information
and Communication Technology becomes relevant in this investigation, through the
emergence of numerous educational applications to help for learning how to read.
However, there are any tools built with scientific proof of its validity, which can be
safely used by educational professionals, especially in the Portuguese language.
Considering the importance of digital technologies for education and the
lack of instruments for computerized evaluation, this research aimed to design,
develop and analyse a Computerized Adaptive Testing for the assessment of
cognitive predictors in reading development. To achieve these goals, we proposed
four steps. As the first step, we designed and developed a virtual environment that
enabled to quickly and safely manage and apply these tests. Secondly, we created
the Predictors of Reading Testing Skill (PRTS), for this, we built a database of
items, which was analysed and calibrated by means of Item Response Theory with
the participation of 630 pre-school aged children. In the third step, we applied the
computerized and paper-and-pencil versions of the instrument. Finally, in the fourth
step, we evaluated and analysed the perceptions of children and applicators who
had used both versions of the instrument.
This research comes to the end by presenting to the educational community
a validated instrument for assessment of cognitive predictors of reading
development for pre-school aged children. The PRTS will assist in the analysis of
these skills, quickly, accurately and reliably. This way, the professional can monitor
the progress of their students and set priorities for education and early intervention
in the process of learning how to read.