Autor(es):
Martins, Sara Alexandra Fernandes
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10296
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Logística; Transporte ferroviário; Mercadorias; Transporte intermodal; Análise económica; Teses de mestrado - 2013
Descrição
Trabalho de projecto de mestrado em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2013 Este trabalho tem como objectivo o estudo económico do projecto de investimento realizado pela empresa DB Schenker. A finalidade principal deste estudo prende-se com a compreensão do impacto que este novo Eixo Ferroviário de Mercadorias entre Portugal e a Alemanha tem no mercado dos transportes.
Inicialmente, foi realizado um estudo sobre a importância da logística no mercado e são apresentados alguns dos factores que têm determinado a política do sector, a nível da União Europeia, nomeadamente aqueles que estão relacionados com o transporte ferroviário de mercadorias, com a promoção da transferência modal. Ainda no mesmo subcapítulo, apresenta-se a análise económica do transporte de mercadorias entre Portugal e a Europa e a logística vigente no nosso país.
De seguida, é iniciada a análise pormenorizada de todo o serviço ferroviário implementado em 2011 pela DB Schenker e é dada uma visão geral sobre o mercado de mercadorias entre Portugal e a Alemanha. Descreve-se o mercado alemão e os sectores dominantes, bem como as trocas comerciais deste com Portugal. No capítulo seguinte, é realizado o estudo estratégico do negócio. São referidos os
elementos essenciais da decisão estratégica, as motivações da DB Schenekr e também é identificada a posição competitiva do sector. É realizada a análise económica e operacional dos serviços ferroviários realizados de Janeiro a Abril de 2013. São calculados os custos, a estimativa da receita e a estimativa do resultado de cada comboio realizado neste período temporal. Nos capítulos seguintes, são analisadas as vantagens competitivas da ferrovia em relação a outros meios de transporte e também é estudada a hipótese de colocar Irún como terminal ferroviário. Por fim, apresentam-se algumas conclusões sobre a organização do transporte de mercadorias, com particular destaque para este serviço ferroviário oferecido pela DB Schenker. This paper aims to conduct an economic study regarding the investment project undertaken by the company DB Schenker. Its main purpose relates to understanding the impact that this new Axis Rail Freight between Portugal and Germany has in the transport market.
Initially, a study was made on the importance of logistics in the market and presented are some of the factors that have determined the policy of the sector, at the European Union scope, specifically those related with the transport of goods by rail, with the promotion of the modal transfer. Still in the same subchapter, an economic analysis of the transport of goods between Portugal and Europe, and the logistics prevailing in our country, is presented. Afterwards, begins the detailed analysis of all rail service implemented in 2011 by DB Schenker, and an overview of the market for goods between Portugal and Germany is given. The German market is described together with the dominant sectors as well as its commercial trades with Portugal. In the following chapter, the business’ strategic study is conducted. The critical elements of the strategic decision and DB Schenker’s motivations are referred, while also identifying the sector’s competitive position. The economic and operational analysis of the rail services between January and April 2013 is performed. The costs and estimated revenue and result of each train during this period is calculated. In the next chapters, the competitive advantages of the railroad in comparison with other transportation means are analyzed together with the hypothesis of making Irún a railway terminal. Finally, some conclusions are presented regarding the organization of fright transport,
particularly in what concerns this rail service offered by DB Schenker.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Telhada, João Miguel Paixão, 1971-; Gonçalves, Fernando Miranda Borges