Document details

As tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa

Author(s): Lobato, Anabela Lopes 1976- cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10278

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Formação profissional - Portugal; Ensino-aprendizagem; Ensino do inglês; Trabalhos de Projeto de mestrado - 2013


Description
Trabalho de Projeto de mestrado, Educação (ecnologias de Informação e Comunicação e Educação à Distância), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 A era em que vivemos tem anunciado profundas alterações na Sociedade, nomeadamente no que diz respeito aos conceitos tradicionais de ensino e aprendizagem. Vivemos numa sociedade onde o conhecimento e a sua partilha se processam a grande velocidade, criando novos nichos de aprendizagem que permitem às pessoas continuar a aprender ao seu ritmo e de acordo com os seus interesses. O recurso à internet através de dispositivos móveis (tais como os smartphones, os iPads e os MP4) em muito contribui para suprimir as limitações da aprendizagem confinada ao contexto de sala de aula, oferecendo aos alunos a possibilidade de uma aprendizagem constante e em movimento. Estando consciente da importância das tecnologias móveis na vida quotidiana de qualquer jovem, desenvolvi um projeto de integração das mesmas como recurso pedagógico num Centro de Formação Profissional ligado ao setor da Construção Civil. Apesar de existirem cinco formadores de língua inglesa no Centro, este projeto foi desenvolvido de forma individual com uma turma de doze formandos e tinha como intuito observar e avaliar o impacto da utilização das tecnologias móveis enquanto complemento da aprendizagem da língua inglesa, verificando as vantagens e obstáculos da sua utilização com jovens do ensino profissional. A análise dos dados obtidos após a implementação do projeto permitiu concluir que o recurso às tecnologias móveis possibilitou aos formandos desenvolver as suas competências comunicacionais em língua inglesa, nomeadamente ao nível da compreensão e produção de enunciados orais, alterando assim a sua conceção (inicialmente desfavorável) ao recurso a estes artefactos tecnológicos no contexto educativo. De salientar também que o projeto desenvolvido permitiu aos formandos alterar a sua conceção original acerca deste tipo de artefactos, que deixaram de ser encarados como meras ferramentas de interação social para passarem a ser vistos como tecnologias com forte potencial pedagógico. Deep changes have been announced in our era’s society, namely concerning the traditional notions of teaching and learning. Nowadays knowledge and its sharing is rapidly processed, creating new learning niches that allow people to learn according to their rhythm and interests. The resource to internet through mobile devices (such as smartphones, iPads or MP4) contributes a lot to overcome the learning limitations of a confined classroom, offering students the possibility of a constant and in movement learning. Therefore and being aware of the importance of mobile technologies in a teenagers’ daily life, I developed a project that integrates them as pedagogical resources in a Professional Training Centre tied to the construction sector. There are five English trainers in the Professional Training Centre, however this project was carried out individually with a class of twelve trainees with the aim of observing and evaluating its impact as a complement in the teaching of the English language, verifying its advantages and obstacles with students attending a professional training course. The analysis of the data gathered after the implementation of the project allowed the conclusion that the mobile technology resource allowed the trainees to develop their English communication skills, namely speaking and oral comprehension skills, overcoming so their initial negative opinion about the use of this technical items in the educational context. The implemented project allowed the trainees to change their original Conception about this type of artifacts. Afterwards they were not only sheer social interaction artifacts but also a technology with a strong pedagogical potential.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU