Autor(es):
Cruz, José António Fatela dos Santos, 1974-
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10277
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Tecnologias da informação e da comunicação; Ambientes de aprendizagem; Computação em nuvem; Teses de mestrado - 2013
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 A disseminação de sistemas com tecnologias de integração de serviços e comunicação na educação é um facto amplamente aceite pela comunidade científica, onde o acesso a equipamentos e infraestruturas de rede de computadores na educação e formação de nível secundário em Portugal, por parte de alunos/formandos e professores/formadores, é hoje uma realidade incontestável e incontornável. Foi realizada uma investigação exploratória e interpretativa com o objetivo de definir o conceito de ambiente de aprendizagem com cloud computing no contexto do ensino secundário em Portugal, em instituições escolares e formativas públicas. Realizou-se uma revisão bibliográfica, refletida na revisão da literatura, sobre cloud computing e educação, uma entrevista em painel do tipo focus group a quatro especialistas de cloud computing e educação, e aplicado, a nível nacional, um inquérito por questionário online tendo-se obtido 462 respostas validadas. A análise do focus group levou à definição do conceito de ambiente de aprendizagem com cloud computing, sendo claro após a análise estatística das variáveis que compuseram as dimensões do questionário que, em Portugal, existem, por parte dos professores e formadores, experiências que perfilam a possibilidade de definição de tais ambientes educativos, comportando vantagens para as instituições e para os intervenientes do processo de ensino e aprendizagem , mas também limitações de caráter técnico, metodológico, institucional, formação contínua de docentes e formadores e literacia informática dos estudantes. The proliferation of digital systems integrating technologies and communication services in education is a widely accepted fact among the scientific community, where access to equipment and computer network infrastructures in education and training at the secondary level in Portugal, by students / trainees and teachers / trainers, is now an unquestionable reality. An exploratory research was performed, in order to define the concept of learning environment with cloud computing in the context of secondary education and training, in public education and training institutions in Portugal. A literature review on cloud computing and education was performed, followed by a focus group interview with four experts on cloud computing and education, and by a national online survey with 462 validated responses. The analysis of the focus group interview led to the definition of learning environment with cloud computing. The statistical analysis of the survey responses suggests that both Portuguese teachers and trainers possess digital experiences that indicate the possibility to define such learning environments, resulting in advantages both to institutions and individuals, learners and educators, though carrying along technical, methodological, institutional, teacher training and of the students computer literacy.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Jorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952-