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Erros e dificuldades de alunos de 1.º ciclo na representação de dados estatísticos

Author(s): Cruz, Ana Michele Soares de Campos da, 1974- cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10244

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Didáctica da matemática; Literacia estatística; Ensino básico (1º ciclo); Teses de mestrado - 2013


Description
Tese de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 O estudo que apresento neste relatório surge motivado pela minha preocupação em melhorar as minhas práticas de ensino, numa perspetiva reflexiva e em contribuir para compreender como se pode desenvolver a literacia estatística dos alunos do 1.º ciclo, em particular a sua compreensão gráfica. O objetivo do estudo é analisar os erros e as dificuldades dos alunos do 3.º ano, de uma escola pública da periferia de Lisboa, na resolução de tarefas envolvendo a construção, leitura e interpretação de tabelas e gráficos estatísticos ao longo de uma unidade de ensino de Organização e Tratamento de Dados e compreender como o trabalho desenvolvido promove a sua literacia estatística. As tarefas propostas na unidade de ensino, implementada no ano letivo de 2011/12 tendo por base as orientações curriculares para o ensino da estatística, são construídas com referência aos níveis de compreensão gráfica propostos por Curcio (1989). A recolha de dados inclui a observação participante, com registos escritos em forma de notas de campo e os documentos escritos produzidos pelos alunos na realização das tarefas. Deste estudo é possível concluir que as tarefas propostas na unidade de ensino permitiram a exploração de diversas representações gráficas e forneceram oportunidades aos alunos para ultrapassarem as suas dificuldades iniciais relativas à compreensão gráfica. Com efeito, ao longo da unidade de ensino, os alunos revelaram uma evolução significativa no seu desempenho na construção de gráficos, passando a construir gráficos mais completos e visualmente mais equilibrados. No final da unidade constatou-se, igualmente, um aumento na percentagem de alunos que responde corretamente às questões de leitura e interpretação de tabelas e gráficos estatísticos, sendo esse aumento mais significativo nas questões de nível 2 e 3. Os resultados do estudo conduzem, ainda, a uma avaliação positiva do papel que as tarefas podem desempenhar na aprendizagem dos alunos. The following research study paper is the result of my concerns on improving my teaching skills and, through reflecting thinking, trying to assess how 1st cycle pupils’ statistical literacy, more precisely their graph understanding, can be developed. The main purpose of this study is to assess and become aware of the mistakes, difficulties and needs of suburbia Lisbon 3rd grade public school pupils in solving tasks that include building or reading statistical graphs that are part of an Organization and Data Treatment teaching unit and assess and understand how this work promotes their statistical literacy. The suggested tasks in the teaching unit implemented during the 2011/12 school year, based on the curriculum orientations for statistical teaching, use the graphical understanding levels defined by Curcio (1989). Data gathering includes observation, field notes and several written documents produced by students while performing their tasks. With this research study it was possible to confirm that the suggested tasks in this teaching unit allowed the analysis of different graphic representation and enabled pupils to overcome their graphical understanding initial difficulties. Indeed, throughout the teaching unit pupils showed a significant improvement in their graph creating skills, allowing them to build more complete and visual friendly graphs. By the end of the unit it was also concluded that an increased percentage of pupils correctly answered the reading and understanding chart and graph related questions, being that increase even more significant in level 2 and 3 questions. The research study results also revealed a very positive assessment of the role that tasks play in pupil’s learning.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968-
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