Author(s):
Cruz, Ana Michele Soares de Campos da, 1974-
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10244
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Didáctica da matemática; Literacia estatística; Ensino básico (1º ciclo); Teses de mestrado - 2013
Description
Tese de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 O estudo que apresento neste relatório surge motivado pela minha preocupação
em melhorar as minhas práticas de ensino, numa perspetiva reflexiva e em contribuir
para compreender como se pode desenvolver a literacia estatística dos alunos do 1.º
ciclo, em particular a sua compreensão gráfica. O objetivo do estudo é analisar os erros
e as dificuldades dos alunos do 3.º ano, de uma escola pública da periferia de Lisboa, na
resolução de tarefas envolvendo a construção, leitura e interpretação de tabelas e
gráficos estatísticos ao longo de uma unidade de ensino de Organização e Tratamento
de Dados e compreender como o trabalho desenvolvido promove a sua literacia
estatística. As tarefas propostas na unidade de ensino, implementada no ano letivo de
2011/12 tendo por base as orientações curriculares para o ensino da estatística, são
construídas com referência aos níveis de compreensão gráfica propostos por Curcio
(1989). A recolha de dados inclui a observação participante, com registos escritos em
forma de notas de campo e os documentos escritos produzidos pelos alunos na
realização das tarefas.
Deste estudo é possível concluir que as tarefas propostas na unidade de ensino
permitiram a exploração de diversas representações gráficas e forneceram
oportunidades aos alunos para ultrapassarem as suas dificuldades iniciais relativas à
compreensão gráfica. Com efeito, ao longo da unidade de ensino, os alunos revelaram
uma evolução significativa no seu desempenho na construção de gráficos, passando a
construir gráficos mais completos e visualmente mais equilibrados. No final da unidade
constatou-se, igualmente, um aumento na percentagem de alunos que responde
corretamente às questões de leitura e interpretação de tabelas e gráficos estatísticos,
sendo esse aumento mais significativo nas questões de nível 2 e 3. Os resultados do
estudo conduzem, ainda, a uma avaliação positiva do papel que as tarefas podem
desempenhar na aprendizagem dos alunos. The following research study paper is the result of my concerns on improving
my teaching skills and, through reflecting thinking, trying to assess how 1st cycle pupils’
statistical literacy, more precisely their graph understanding, can be developed.
The main purpose of this study is to assess and become aware of the mistakes,
difficulties and needs of suburbia Lisbon 3rd grade public school pupils in solving tasks
that include building or reading statistical graphs that are part of an Organization and
Data Treatment teaching unit and assess and understand how this work promotes their
statistical literacy.
The suggested tasks in the teaching unit implemented during the 2011/12 school
year, based on the curriculum orientations for statistical teaching, use the graphical
understanding levels defined by Curcio (1989).
Data gathering includes observation, field notes and several written documents
produced by students while performing their tasks.
With this research study it was possible to confirm that the suggested tasks in
this teaching unit allowed the analysis of different graphic representation and enabled
pupils to overcome their graphical understanding initial difficulties.
Indeed, throughout the teaching unit pupils showed a significant improvement in
their graph creating skills, allowing them to build more complete and visual friendly
graphs. By the end of the unit it was also concluded that an increased percentage of
pupils correctly answered the reading and understanding chart and graph related
questions, being that increase even more significant in level 2 and 3 questions. The
research study results also revealed a very positive assessment of the role that tasks play
in pupil’s learning.
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968-