Autor(es):
Roque, Cristina Maria Martins, 1973-
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10241
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Didáctica da matemática; Análise de dados; Amostragem; Estudos estatísticos; Teses de mestrado - 2013
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 Esta investigação tem como principal objetivo conhecer as aprendizagens reali-zadas por alunos de 8.º ano, no quadro de uma experiência de ensino que visa desenvol-ver a capacidade de planeamento estatístico e de análise de dados, dando especial aten-ção à análise, planeamento e realização de estudos estatísticos evolvendo questões signi-ficativas para os alunos. Pretendo também identificar e compreender as dificuldades demostradas pelos alunos, com o intuito de melhorar o processo ensino-aprendizagem. Este estudo constituiu uma investigação sobre a minha prática profissional, segue uma metodologia de investigação qualitativa e interpretativa, utilizando estudos de caso. A recolha de dados foi realizada numa turma do 8.º ano, sendo estudada a própria turma e, de forma mais aprofundada, dois alunos, Ana e Rui, objetos de estudo de caso. A reco-lha de dados resultou de observação participante, recolha documental e, registos áudio e/ou vídeo das aulas e das entrevistas.
Os resultados mostram que os alunos foram capazes de distinguir entre popula-ção e amostra, ponderar elementos que podem afetar a representatividade de uma amos-tra em relação à população e identificar e minimizar possíveis fontes de enviesamento na recolha de dados. Além disso, os alunos evoluíram de modo significativo ao nível da formulação de questões de pesquisa e da adequação do plano de recolha de dados com vista a obter resposta para determinado problema estatístico. Constata-se que os alunos melhoraram a capacidade de análise de dados ao apresentarem uma progressão positiva no que respeita à construção, análise e interpretação de diferentes representações dos dados, tendo em consideração a sua adequação ao tipo de dados e ao mobilizar de modo articulado, as medidas estatísticas centrais e/ou de dispersão com as características gerais da distribuição representada e evidenciaram a utilização das medidas estatísticas na interpretação dos dados. Finalmente, no que se refere à generalização das conclusões à população, foi evidente o conflito que surge entre a representatividade e a variabilida-de do processo de amostragem, pelo que no momento de estabelecer inferências as res-postas dos alunos ficaram marcadas por: (i) inferências baseadas nas próprias opiniões e ignorando os dados dos estudos realizados, (ii) inferências baseadas nos dados, quando intuem que o processo de amostragem terá capturado a variabilidade populacional. This investigation has as a main goal the acknowledgement of the learning achieved by students of the 8th grade, in the framework of a teaching experience which seeks to develop the capacity of statistical planning and data analysis focusing especial-ly on analysis, planning and conducting of statistical studies involving significant ques-tions for the students. It is aimed towards identifying and understanding the difficulties presented by the students, with the intention of bettering the teaching-learning process. The study was based on an investigation of my own professional practice, following a methodology of qualitative and interpretative investigation, using case studies. The data collection was carried out in a class of the 8th grade. The whole class was studied but more closely two students, Ana and Rui, were object of the case study. The data collec-tion came as a result of participant observation, documentation, and audio and/or video recordings of the classes and of the interviews.
The results obtained show that the students were capable of making a distinction between the population and the sample, as well as to consider elements which could affect the representativeness of the sample in what regards the population and identify and minimize possible sources of bias in the data collection. In addition, students im-proved significantly in what regards formulation of research questions and adequacy of the data collection plan in order to seek answers to a given statistical problem. It is noted that the students strengthened their capacity of data analysing while presenting positive improvement in what concerns structuring, analysis and interpretation of differ-ent data representations while taking into account the adequacy of the type of the data and while mobilising in a coordinated way, the main statistical measures and/or of dis-persion with the general characteristics of the represented distribution and demonstrated the use of statistical measures in the data interpretation. Finally, in what regarded gener-alizing the findings to the population, an evident conflict emerged between the represen-tativeness and the variability of the sampling process, for which in the moment to make inferences the answers of the students were marked by the following: (i) inferences were based on personal opinions while ignoring data from the study made, (ii) infer-ences were based on data, when intuitively felt that the sampling process matches the population variability.