Author(s):
Rodrigues, Lina Maria Gonçalves Afonso, 1969-
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10228
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Tecnologia educativa; Ensino profissional; Recursos educativos; Teses de mestrado - 2013
Description
Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 Ao longo dos tempos temos visto que a informática está cada vez mais
aliada à aprendizagem e, em simultâneo, tem vindo a ser evidente que a
programação ajuda a promover junto dos alunos uma maior capacidade de
raciocínio lógico.
A cada vez maior utilização do computador na sala de aula vem
proporcionar novas metodologias de aprendizagem obrigando a uma readaptação
do professor cujo papel tem vindo a sofrer grandes alterações, deixando de ser um
mero transmissor de conhecimentos mas acumulando a essa tarefa a função de
orientador e entusiasta da aprendizagem.
Neste projeto pretende-se verificar que aliar a difícil tarefa de aprender a
programar atividades lúdico-pedagógicas com um objetivo bem definido, pode
ajudar os alunos a perceberem melhor como usar de forma mais eficiente as regras
de sintaxe e semântica que têm vido a aprender e que, até certo ponto, são difíceis
de interligar.
Para tentar responder às tarefas descritas, foram recolhidos alguns dados
de cariz qualitativo, recorrendo a inquéritos (anexos II, III e VI). Para além dos
resultados obtidos foi ainda criado um CD com um applet que reúne uma
quantidade de pequenos jogos didáticos que poderão ser usados por alunos e
professores do primeiro Ciclo, como ferramenta de apoio à aprendizagem.
Os resultados obtidos mostram uma grande satisfação por parte dos alunos
e professores do primeiro Ciclo no que concerne aos applets produzidos e a sua
utilidade. Por parte dos alunos dos cursos profissionais verifica-se uma maior
motivação e empenho na construção dos applets e consequentemente na
aprendizagem da nova linguagem, como se pôde comprovar através dos resultados
positivos na avaliação final dos módulos de aprendizagem lecionados. Throughout the times informatics has increasingly been connected with the
teaching-learning process and, at the same time, strong evidence has been shown
that computer programming helps students to develop a higher capacity of logical
reasoning.
The use of the computer in the classroom has increased among teachers and
this gives way to new teaching methods leading them to adapt to new challenges.
They not only pass their knowledge down to the students but they act more and
more as coaches and learning enthusiasts.
This project aims at showing that combining learning how to write
recreational-pedagogical activities with a well-set objective can help the students
to better understand how to more effectively use the syntax and semantics rules
they have learned and that are sometimes so difficult to put together.
To perform the tasks mentioned, some data were collected through surveys
which are attached to this project. Besides the results, a CD was recorded with an
applet that gathers a number of small games that can be used by primary students
and teachers as a learning support.
The results show a great satisfaction on the part of both primary school
students and teachers in what concerns the applets produced and their usefulness.
The vocational courses students feel more motivated to create the applets and, as a
consequence, to learn a new language, as it may be seen in the good results
obtained by the students in the learning units involved.