Author(s):
Lanceiro, Susana Isabel Mendes
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10226
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Criatividade (Educação); Resolução de problemas; Educação artística; Design; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2013
Description
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013 O desafio proposto aos alunos foi a conceção de um objeto de sentar em cartão
para uso num espaço museológico, realizado em parceria com a Casa Museu Dr.
Anastácio Gonçalves. O projeto foi realizado com uma turma do 11º ano do Curso de
Design de Produto, na disciplina de projeto e tecnologias, do Ensino Artístico
Especializado.
Verificava-se da prática pedagógica que a maioria dos alunos sentia pouca
confiança no seu processo criativo e manifestavam pouca autonomia. Reconhecendo
que o conhecimento sobre a criatividade permite aliar o pensamento divergente e
convergente, associando assim a realização de produtos criativos com o domínio
pragmático exigido neste contexto de ensino, foram implementadas duas estratégias
didáticas: Aplicação do modelo da resolução criativa de problemas e encontrar uma
aplicação prática em contexto real, em consonância com os objetivos da formação e
do projeto educativo da escola. O projeto decorreu ao longo de trinta e quatro blocos
letivos de noventa minutos. As sessões decorreram na sala de projeto, auxiliadas pela
componente de oficinas. Após o término do projeto foi realizada uma exposição no
Espaço Escolar com os trabalhos selecionados e votados pelos professores, alunos e
representantes do museu.
Face aos objetivos do estudo que consistia em verificar de que forma as
estratégias implementadas podem contribuir para a criação de produtos inovadores e
promover uma maior envolvência dos alunos no processo ensino-aprendizagem,
verificou-se que de uma forma geral foi possível estimular a criatividade, autonomia
e a confiança no seu processo de trabalho. Os resultados foram avaliados em termos
de fluência, flexibilidade, originalidade, elaboração e adequação, tendo existido
evolução em todas estas dimensões. Ambas as estratégias contribuíram para o
desenvolvimento de um conjunto de competências, atitudes e valores para lidar
criativamente com novos problemas, e em última análise contribuíram também para
o sucesso escolar e profissional dos alunos. The challenge was to design a card sitting object for use in a museum space,
carried out in partnership with the Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves. The project
was conducted with a class of 11. form of Product Design, Arts Education, within the
academic subject of project and technologies.
It was evident from the pedagogical practice that most students felt little
confidence in their creative process and show lack of autonomy. Bearing in mind that
knowledge about creativity allows to combine divergent and convergent thinking,
thus associating the making of creative products with the required technical and
pragmatic dimension, two teaching strategies were implemented: application of the
creative problem solving model and conceive a practical application, in the real
world context, in line with the training objectives and with those expressed in the
educational project of the school. The project developed over thirty- four lessons,
ninety minutes each. The sessions took place in design room and on the school
workshops. After completion took place an exhibition in the school, showing the
works selected and voted, by teachers, students and museum representatives.
Given that the objective of this study was to assess how the implemented
strategies could contribute to the creation of innovative products and promote greater
involvement of the students in the teaching-learning process, it became clear that, as
a whole, the creativity, autonomy and confidence of the students in their working
process had been stimulated. Results were evaluated in terms of fluency, flexibility,
originality, elaboration and adequacy, and one could consistently conclude that these
students had improved enormously in every dimension. Both strategies have
contributed to the development of a set of skills, attitudes and values, essential
whenever problems have to be solved with creativity, and ultimately they have
contributed to the academic and professional success of these students.