Author(s):
Lopes, Filipa Alexandra Peixoto, 1983-
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10191
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Portefólios; Tecnologias da informação e da comunicação; Formação de adultos - Portugal; Trabalhos de Projeto de mestrado - 2013
Description
Trabalho de Projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 A minha experiência profissional, enquanto professora/ formadora de jovens e
adultos que frequentam as ofertas escolares e profissionais de segunda
oportunidade, conferiu-me determinadas formas de atuação e metodologias de
trabalho que podem ser igualmente válidas para os jovens que frequentam o ensino
regular, nas nossas escolas.
Partindo de uma experiência de sala de aula, o presente trabalho de projeto,
elaborado no âmbito do mestrado em Ciências da Educação com especialização em
Formação de Adultos, Tema: Educação e Formação de Adultos e Jovens Pouco
Escolarizados, pretende dar conta de um processo de compreensão das
potencialidades, limitações e implicações do trabalho com o portefólio digital
enquanto recurso e estratégia pedagógica na disciplina de Tecnologias de
Informação e Comunicação, com alunos do 7º ano de escolaridade.
As expetativas iniciais, as vantagens e dificuldades sentidas, as reações dos
alunos e os contributos deste instrumento pedagógico são aqui focadas, numa
perspetiva de observação efetuada pela professora. My professional experience as a teacher / trainer of youth and adults who attend
the school and offers professional second chance, gave me certain ways of acting
and working methodologies that can be equally valid for young people who attend
regular education in our schools.
Starting from a classroom experience, this project work, prepared under the
Master of Science in Education with a specialization in Adult Education, Theme:
Education and Training of Adults and Youth Little Schooled, gives an account of a
process understanding of strengths, limitations and implications of working with digital
portfolio as a resource and pedagogical strategy in the discipline of Information and
Communication Technologies with students from the 7th grade.
The initial expectations, the advantages and difficulties, students' reactions and
contributions of this educational tool is here focused on a prospective observation
made by the teacher.