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Excalibur: a espada na bruma

Autor(es): Marques, Diana Sofia da Silva cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10056

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Espadas medievais - Aspectos simbólicos; Mitologia celta; Mitologia nórdica; Novelas de cavalaria - História e crítica; Teses de mestrado - 2013


Descrição
Tese de mestrado, Estudos Ingleses, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013 A presente dissertação tem como objectivo demonstrar a importância da espada Excalibur enquanto símbolo da autoridade e soberania do território britânico, bem como objecto de consagração do rei Artur, em alguns textos arturianos produzidos na Idade Média. Para se perceber o seu simbolismo, há que recorrer aos registos históricos e aos achados arqueológicos que nos foram deixados. Desde os celtas e anglo-saxões até ao cavaleiro medieval, verificaremos que a espada era, por excelência, a arma de homens de alto estatuto social e de chefes de tribo ou reis, estando associada à autoridade, à soberania e à realeza, bem como a valores como a bravura, a lealdade e a verdade. A espada era mais do que uma arma cujo propósito era ferir e matar. Constituía ainda um símbolo de autoridade e um objecto pessoal, sendo dos artigos de guerra mais valiosos e decorados da Idade Média. Comprovado o seu estatuto como objecto precioso e importante nas mãos de um guerreiro, cavaleiro ou rei, é possível verificar que também nos textos mitológicos celtas, da Irlanda e do País de Gales, bem como na mitologia nórdica, a espada é alvo de destaque por ser considerada uma arma mágica, propriedade somente de deuses e heróis, dotada de personalidade própria e forjada por ferreiros vistos como feiticeiros. Conjugando a vertente histórica e a vertente mitológica, analisaremos principalmente as obras Historia Regum Britanniae (History of the Kings of Britain), de Geoffrey of Monmouth e Le Morte D’Arthur, de Sir Thomas Malory. Nelas, veremos que Excalibur é mais do que uma espada destinada a Artur: é o seu contacto com o Outro Mundo e com as suas raízes celtas, é o símbolo da união entre rei e Deusa, a sua ligação com o Sagrado Feminino. Excalibur é o símbolo da união entre dois mundos que devem trabalhar em conjunto para a harmonia da terra. Abstract: This dissertation aims to demonstrate the importance of the sword Excalibur as a symbol of authority and sovereignty of the British territory and as a subject of consecration of King Arthur in English literature of the Middle Ages. To understand its symbolism, one must resort to historical records and archaeological findings. From the Celts and Anglo-Saxons to the medieval knight, we find that the sword was, par excellence, the weapon of men of high social status such as tribal chiefs or kings, being associated with authority, sovereignty and kingship, as well as to values such as bravery, loyalty and truth. The sword was more than a weapon whose purpose was to injure and kill, it was also a symbol of authority and a personal object, being one of the most valuable and decorated items of war of the Middle Ages. Proved its status as a valuable and important object in the hands of a warrior, knight or king, one can also see in Celtic mythological texts, of Ireland and Wales, as well as in Norse mythology, that the sword is a prominent item as it is considered a magical weapon, property of gods and heroes, endowed with personality and forged by blacksmiths seen as sorcerers. Combining the historical and the mythological aspects, we will analyze the Historia Regum Britanniae (History of the Kings of Britain), by Geoffrey of Monmouth and Le Morte D'Arthur by Sir Thomas Malory. In them, we see that Excalibur is more than just a sword destined to Arthur: it acts as his contact with the Otherworld and its Celtic roots, it is the symbol of the union between King and Goddess, his connection with the Sacred Feminine. Excalibur is the symbol of the union between two worlds that must work together for the harmony of the land.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Varandas, Angélica
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