Autor(es):
Alves, Ana Paula da Costa
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/9579
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Assunto(s): Enfermeiro Especialista; Saber Transformar; Nutrição Entérica; Specialist Nurse; Know Transform; Enteral Nutrition
Descrição
A construção deste relatório foi norteada pelo Saber Transformar (DIAS, 2004) como
processo de transformação individual para o desenvolvimento de competências, bem
como pela premissa de BENNER, (2001) de que a competência se desenvolve ao longo
da vida profissional; e na sustentação inerente ao conceito de Enfermagem Avançada
(SILVA, 2007), concretizada na relação interpessoal e baseado nas Teorias de
Enfermagem no sentido de um trabalho intelecto-profissional (AMENDOEIRA, 1999),
através da metodologia de trabalho de projecto [RUIVO, et al (2010); CASTRO,
RICARDO (2002); BARBIER (1996); LEITE, MALPIQUE e SANTOS (1991)].
A reflexão acerca da aquisição de competências no âmbito da intervenção do
Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, de excelência, no cuidar à
pessoa de médio/alto risco e família, visando a melhoria da qualidade de vida em
ganhos em saúde, consta neste relatório. Assim, procurei espelhar a minha vivência
como aluna na concretização da Unidade Curricular Estágio de Enfermagem Médicocirúrgica:
Módulo III na Unidade de Cuidados Continuados para Doentes Ventilados
Crónicos do Hospital Curry Cabral e o Módulo I no Atendimento Médico Permanente
do Hospital da Luz. Dediquei-me à Especialidade Médico-Cirúrgica na prestação de
cuidados, na formação e na uniformização de condutas, sendo que se tornou evidente a
existência de um fio condutor aos dois estágios - nutrição entérica - enquanto área
distinta da enfermagem na pessoa de médio e alto risco e sua família. A minha
intervenção demarcou-se pela construção de protocolos de actuação incorporando na
prática os resultados da investigação, liderança de equipas de prestação de cuidados
especializados e capacidade de trabalhar adequadamente em equipas multidisciplinares
e interdisciplinares.
Realço, no percurso da minha formação enquanto enfermeiro especialista, em termos de
resultados do cuidar com a pessoa e família de médio e alto risco, através desta
experiência de estágios de grande valor, os ganhos e o desenvolvimento de
competências no caminho da autonomia e visibilidade sócio-profissional da
Enfermagem The writing of this report was guided by “Saber Transformar” (Dias, José; 2004), as an
individual process for competences development, by Patricia BENNER´s premise
(2001) that tells us that our competences are developed during our professional career,
by the advanced nursing concept (SILVA, Abel Paiva; 2007), focused in interpersonal
relations, and by the Theories of Nursing in the direction of intellectual-professional
development (AMENDOEIRA, 1999), influenced by RUIVO (2010); CASTRO,
RICARDO (2002); BARBIER (1996); LEITE, MALPIQUE e SANTOS (1991)
methodology of work project. With this report I intended to make an reflection of the
competences acquisition in the scope of the intervention of the Specialist Nurse in a
Specialization in Medical-Chirurgical Nursing, of excellency, in caring with the person
medium/high risk and family, in order to improve their health and their quality of life.
The experience gained, as a student, in achieving The Curricular Unit - “Specialization
in Medical-Chirurgical Nursing - training”: “Unidade de Cuidados Continuados de
Doentes Ventilados Crónicos” of the Hospital Curry Cabral (Module III) and in the
“Atendimento Médico Permanente of the Hospital da Luz” (Module I), is reflected in
this paper. My training and studies were developed and focused on the curricular unit
"Specialization in Medical-Chirurgical Nursing”, providing health care services,
training and harmonising procedures. It was possible to analyse that there is a visible
connection between the two different internships – enteral nutrition - as distinct area of
nursing, involving medium/high risk persons and their families. The intervention was
conducted by applying, in field, protocols who were created based on the results given
by the experience as a team leader, who was centered in the specialized health cares and
also in the ability to work in multitask and interdisciplinary teams.
Due to this training as a specialist nurse, regarding the results of caring with
medium/high risk persons, and also with their families, I consider this training as a great
experience with a great value, in terms of developing competences in the way of giving
autonomy and socio-professional visibility of Nursing