Autor(es):
Teixeira, Pedro Fialho
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/9520
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Assunto(s): Enfermagem; Enfermeiro Especialista; Saúde Infantil e pediatria; Criança; Promoção; Segurança Infantil; Nursing; Nurse Specialist; Pediatrics and Child Health; Child; Promotion; Child Safety
Descrição
Este relatório tem por base o Estágio de Saúde Infantil e Pediátrica (SIP) realizado no período
de 19/04/2010 a 29/01/2011, em diferentes contextos assistenciais à criança e família. Surge com o
propósito de evidenciar a aquisição, desenvolvimento e integração de competências diferenciadas
conducentes à obtenção do Grau de Mestre em Enfermagem, na especialidade de Enfermagem de
Saúde Infantil e Pediátrica, após defesa pública. Assim, enquanto instrumento de partilha e veículo
de transmissão, a sua finalidade primordial é fornecer, de forma global e coerente, um relato
sintético e objetivo do trabalho/atividades realizadas nos diferentes contextos de estágio, no sentido
de alcançar os objetivos gerais e específicos previamente estabelecidos e, desta forma, desenvolver
competências científicas, técnicas, culturais e humanas como Enfermeiro Especialista de Saúde
Infantil e Pediátrica nos domínios da prestação de cuidados especializados, gestão de cuidados e de
serviços, formação e investigação. O estágio decorreu no Centro de Saúde de São Martinho do
Bispo (CSSMB) em Coimbra (Módulo I – Saúde Infantil) e no Hospital de Santo André (HSA) em
Leiria (Módulo II- Serviço de pediatria (SP) e Módulo III - Serviço de Urgência Pediátrica (SUP) e
Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos (UCEP)). A metodologia utilizada é
descritiva e reflexiva. A componente crítico-reflexiva, que apresentamos, ao longo de todo este
documento visa transmitir a intencionalidade das atividades desenvolvidas, o significado das
experiencias vividas e o aporte enriquecedor que este período de formação proporcionou como
Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, para a prestação de cuidados de
enfermagem avançados e especializados, numa perspetiva holística, à criança, adolescente, família
e comunidade. Procuramos evidenciar a aquisição, desenvolvimento e integração de competências /
saberes para a assistência de enfermagem avançada ao recém-nascido, criança e adolescente,
especialmente direcionadas para a promoção do desenvolvimento e adaptação aos processos de
saúde e doença. Elegemos como foco de enfermagem privilegiado, e transversal a todo o estágio, a
Promoção da segurança e Prevenção de acidentes na criança, por razões que se prendem com a
sua pertinência social e profissional. Social, porque apesar da evolução do conhecimento científicotecnológico
e dos avanços da medicina, os acidentes na infância, representam, um importante
problema de saúde pública. Cultura de segurança – sempre existiu. Contudo, impõem-se a
necessidade de manutenção desta cultura. Parece-nos claro que crescer em segurança passa pelo
desenvolvimento e pela consolidação de uma cultura social de segurança. Profissional, porque
diariamente, enquanto enfermeiro a exercer num serviço de pediatria, somos confrontados com um
número significativo de crianças vítimas de acidentes. Trata-se de um foco emergente e altamente
sensível à intervenção do Enfermeiro Especialista em SIP, enquanto profissional detentor de
conhecimentos, competências e capacidades que lhe permitem um efetivo entendimento do
crescimento e desenvolvimento da criança, do seu ambiente familiar e social. As crianças
representam o futuro, e garantir o seu crescimento e desenvolvimento seguro e saudável deverá ser
uma preocupação primordial de toda a sociedade em geral e dos profissionais de saúde em
particular. Assim, neste percurso de estágio, criamos um projeto multimédia, de carácter transversal,
intitulado “Criança + Segura! Sem segurança ?? Sinto muito… This document is based on a placement of Pediatrics’ health care that took place
between 19/04/2010 and 29/01/2011, in different caring contexts for child and family. This
becomes with the purpose of showing the acquisition, development and integration of the
several skills that will lead to a master’s degree in Nursing, in the main area of infant and child
health care. Thus, as knowledge instrument, its primary purpose is to provide, in a global and
coherent way, a synthetic and objective description of the work/activities undertaken in the
different contexts of the placement. In order to achieve the aim and specific objectives of the
placement, scientific, technical, cultural and human skills were developed as Nurse Specialist in
Pediatric and Child Health in the areas of specialized care, care management and services,
training and research. The placement took place at the Health Center of São Martinho do Bispo
in Coimbra (Module I - Child Health) and at Santo André Hospital in Leiria (Module II- pediatric
service and Module III - Pediatric Emergency and Unit of Pediatric and Neonatal Special Care.
The methodology used was descriptive and reflexive. The critical and reflexive component is
present throughout this document and it intends to convey the intent of the activities developed
and performed. The meaning of the lived experiences and the enriching contribution has
provided advanced and specialized nursing care, in a holistic perspective, to the child,
adolescent, family and community. This work presents the acquisition, development and
integration of skills/knowledge for advanced nursing care to newborns, children and
adolescents, especially aimed at promoting the development and adaptation to health and
disease processes. The focus of privileged nursing chosen was the safety promotion and
accident prevention in children, transversal to the entire placement, for reasons connected with
their social and professional relevance. Social, because childhood accidents, represent an
important public health problem, despite of the development of the scientific-technological
knowledge and the advances in medicine. Safety culture as it always existed. However, it is
necessary to maintain this culture. It seems clear that to grow in safety it requires the
development and consolidation of a social culture of security. Professional, because daily as a
nurse practicing in a pediatric service, a significant number of children victims of accidents is
faced. This is an emerging focus and highly sensitive to the intervention of a Specialist Nurse in
Pediatric and Child Health, as a professional with knowledge, skills and abilities to a real
understanding of the children´s growth and development, in their familiar and social
environment. Children represent the future and ensure their safe growth and healthy
development must be a primary concern of society in general and of health professionals in
particular. So, at this stage of the placement, a multimedia presentation of transversal character
was elaborated, entitled “Criança + Segura! Sem segurança ?? Sinto muito…”