Autor(es):
Gonçalves, Luís Miguel da Cunha
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/9498
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Assunto(s): Transculturalidade; Pessoa; Cuidar; Crítico; Enfermagem; Transculturality; Person; Caring; Critical; Nursing
Descrição
A elaboração deste relatório está compreendida nas atividades decorrentes do Curso do
Mestrado de Natureza Profissional em Enfermagem Médico-Cirúrgica, 2010/2012, da
Universidade Católica Portuguesa.
A forma de apresentação dos campos de estágio, previamente inseridos num projeto
individual, preconiza que se viaje pelas experiências vivenciadas observando, como
espetador, as atividades definidas que visaram obter competências orientadas por
objetivos gerais e específicos, de cada experiência clinica.
Os estágios decorreram num ambiente técnico e culturalmente exigentes, o Departamento
de Emergência de Rambam Health Care Campus em Haifa – Israel e na Unidade de
Cuidados Intensivos Polivalente do Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital de São
José.
Ao longo do documento a Enfermagem Transcultural ocupa um lugar de centro a par com
o cuidar à pessoa e família em situação crítica, esta perspetiva é mantida estabelecendo
as assimetrias culturais, qual o sentido da sua inferência e interferência na prestação de
cuidados. É também contraposto o conceito de “executar” e o de “estar”, junto da pessoa
e família em situação crítica, evidenciando a importância de uma prestação de cuidados
culturalmente sensíveis, para se alcançar um Cuidado de enfermagem eficaz. Esta
exposição é referenciada no Paradigma da Transformação, numa perspetiva de abertura
ao Universo e olhando a pessoa como ser Universal, e de forma concreta no modelo
teórico da Universalidade e Diversidade Cultural do Cuidar de Madeleine Leininger.
A reflexão sobre as competências adquiridas encerra esta etapa de formação profissional,
este capítulo assume um discurso de um enfermeiro que perspetiva no futuro um cuidar
eficaz apostando numa atitude holística face à pessoa.
O capítulo que se refere à conclusão, evidencia a experiência adquirida e a forma de
integrar na prática os fenómenos vivenciados que contribuem para desenvolver a tomada
de decisão e atingir o nível de competência esperado para o Enfermeiro Especialista em
Médico-Cirúrgica The preparation of this report is included in the activities resulting from the Master Course
of Nature Professional Medical-Surgical Nursing, 2010/2012, the Portuguese Catholic
University.
The form of presentation of the fields of stage, previously housed in individual project calls
for the travel experiences by observing, as spectator, defined activities that aimed to
obtain skills guided by general and specific objectives of each clinical experience.
The stages conducted in a technically and culturally conscious, the Emergency
Department of Rambam Health Care Campus in Haifa - Israel and the Intensive Care Unit
Multipurpose in the Centro Hospitalar de Lisboa Central - Hospital de São José.
Throughout the document the Transcultural Nursing occupies a central abreast with the
Caring for the person and family in a critical situation; this perspective is maintained by
establishing cultural asymmetries, what is the meaning of inference and interference in
their care. It also opposed the concept of "run" and "being", from the person and family in a
critical situation, highlighting the importance of culturally sensitive care in order to achieve
an effective nursing care. This exhibition is referenced in the Paradigm of Transformation,
a perspective of openness to the universe and looking at the person as being universal,
and concrete form in the theoretical model of the Universality of Cultural Care Diversity
and Madeleine Leininger.
The reflection on the skills acquired concludes this stage of training, this chapter assumes
a positivist account, and a mature prospective future Nurse Caring effectively betting on a
holistic attitude against the person.
The chapter refers to the conclusion, highlights the experience and how to integrate the
phenomena experienced in practice that contribute to develop the decision-making and
achieve the level of competence expected for the Nurse Specialist in Medical-Surgical