Document details

Comunidade empreendedora : o caso da iniciativa dos bairros críticos no Bairro ...

Author(s): Silva, Patrícia Carolina cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/9240

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Pedagogia Social; Aprendizagem ao longo da vida; Mediação social; Empreendedorismo social; Social Pedagogy; Lifelong learning; Social mediation; Social entrepreneurship


Description
O trabalho agora apresentado corresponde a uma investigação centrada no estudo e reflexão sobre a Mediação Social e a Iniciativa Bairros Críticos, nomeadamente no Bairro do Lagarteiro. O empreendedorismo social e a mediação social são os eixos centrais da nossa ação e os fundamentos da pesquisa empírica. Em termos conceptuais, esta dissertação enquadra-se no domínio teórico da Pedagogia Social e, nesse quadro, persegue os princípios da Aprendizagem ao Longo da Vida e a lógica da valorização e proximidade humana. Os dados recolhidos durante o percurso de ação-investigação situam-se numa atitude de avaliação formativa e decorrem entre Setembro de 2010 e Outubro de 2011. Período em que assumimos o papel de “mediadora” e de investigadora da medida 2.5. Neste quadro, sobressai a importância da figura do “mediador social” e, conforme se sustenta neste trabalho, muito concretamente a figura do pedagogo-mediador, enquanto agente de intervenção e de desenvolvimento sociocomunitário. The work presented corresponds to an investigation focused on the study and reflection on the Mediation Neighborhoods Initiative and Social Critics, including the District of Lagarteiro. Social entrepreneurship and social mediation are the central pillars of our action and the foundations of empirical research. Conceptually, this work fits into the theoretical domain of Social Pedagogy, and in this context, pursues the principles of Lifelong Learning and the logic of exploitation and human proximity. Data collected during the course of action-research are an attitude of formative assessment and held between September 2010 and October 2011. Period in which we assume the role of "mediator" and researcher of the measure 2.5. In this context, highlights the importance of the figure of "social mediator" and, as this work argues, quite specifically the figure of the teacher-mediator, as an agent of intervention and socio-communitarian development.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Palmeirão, Cristina
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU