Document details

Qualidade em educação: contributo para uma hermenêutica do conceito

Author(s): Sanches, Maria Laurinda Martins Pires cv logo 1 ; Melão, Nuno Filipe Rosa cv logo 2

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/9178

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Qualidade; Qualidade educativa; Avaliação; Educação para todos; Escola inclusiva; Quality; Quality of education; Evaluation; Education for all; Inclusive school


Description
Reconhecido o fracasso da universalização do acesso à Educação, na promoção da igualdade de oportunidades, assiste-se à mudança do paradigma quantitativo para o paradigma qualitativo. Esta mudança parece enquadrar-se num movimento mais amplo que afeta o Estado, na generalidade dos países. Este artigo propõe um itinerário possível para uma hermenêutica do conceito de Qualidade em Educação, no contexto de mudança vivido neste início do Século XXI. Para o efeito, são mobilizadas diversas abordagens, nomeadamente, a sociológica, a económica, a política e a da investigação educacional. O modelo conceptual, resultante das várias perspetivas, traduz a complexidade e a polissemia do conceito. Once the failure of the universal access to education was recognized, in the promotion of equal opportunities, we are witnessing a shift from the quantitative paradigm to the qualitative paradigm. This change seems to fit a broader movement that affects the State, in most countries. This paper proposes a possible route for a hermeneutics of the concept of Quality in Education in the context of change experienced at the beginning of the XXI Century. To this end, several approaches are mobilized, in particular, the sociological, the economical, the political, and the educational research perspectives. The conceptual model, resulting from the various perspectives, reflects the complexity and the polysemy of the concept.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU