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O movimento de internacionalização empresarial na indústria do vestuário - o ca...

Autor(es): Ramos, Ana Filipa cv logo 1

Data: 2004

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/9053

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Internacionalização; Estratégia; Empresa; Vestuário; Indústria; Internationalization; Strategy; Company; Clothes; Industry


Descrição
A Indústria do Vestuário assume uma elevada importância em Portugal, pois representa cerca de um quarto da produção da indústria transformadora portuguesa e assume uma posição de destaque nas exportações nacionais. O presente trabalho analisa o movimento de internacionalização de empresas da indústria portuguesa do vestuário, no período de 1985 a 2000, no contexto do processo de internacionalização do sector a nível mundial. Mostra-se que as modificações verificadas na indústria do vestuário a nível mundial, obrigaram as empresas de vestuário nacionais a encetar processos de transformação profundos assentes em novas orientações estratégicas. Identificam-se as dificuldades e os limites desta transformação e apontam-se soluções que parecem impor-se Clothing Industry plays an important role in Portugal, thus it represents a quarter of the production of the Portuguese transforming industry. It also has an outstanding position as regards national exports. The present paper analyses entrepreneurial internationalization movement of the Portuguese clothing industry from 1985 to 2000, within the context of the internationalization process of this sector at a worldwide level. It is shown that changes in clothing industry at a worldwide level made national clothing companies to carry out deep changing processes based on new strategic orientations. Difficulties and limitations of these changing processes are identified as well as solutions to counteract them.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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