Author(s):
Alves, Catarina Filipa Ferraz
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/8896
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Description
O presente relatório de estágio surge no âmbito do Curso de Pós-Licenciatura de
Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, cujo plano de estudos contempla uma
componente teórica e uma componente prática através da realização de um estágio dividido
em três módulos (Urgência/Emergência, Cuidados Intensivos e uma área Opcional), utilizando
a metodologia do trabalho projeto. Esta dinâmica de trabalho permitiu de uma forma dinâmica,
flexível e imbuída de rigor científico, traçar um percurso que permitiu dar resposta aos meus
desejos pessoais.
As atividades desenvolvidas nestes módulos tiveram como denominador comum o desenvolver
de competências técnico-científicas e relacionais como Enfermeira Especialista em
Enfermagem Médico-Cirúrgica, através da prestação de cuidados ao doente crítico e/ou em fim
de vida e sua família, tendo em conta essencialmente duas áreas de saber: a parceria de
cuidados (entre a equipa de saúde e os cuidadores informais) e a segurança do doente.
Para a prossecução dos meus objetivos e aquisição de novas competências, em muito
contribuíram todos os conhecimentos adquiridos na minha formação inicial e desenvolvidos
com a formação contínua e pós-graduada; a experiência e a mobilização de saberes
profissionais já anteriormente adquiridos na prática de cuidados diária; e características
pessoais e inatas que me caracterizam como enfermeira e pessoa (perseverança, capacidade
de observação e a proactividade).
O primeiro estágio decorreu no SUG do HCC e foi direcionado para a promoção da segurança
do utente através da promoção da correta identificação dos utentes, da desinfeção de material
e da higienização correta das mãos por partes de todos profissionais de saúde; na integração
de novos profissionais através da reflexão crítica das práticas diárias; e na implementação de
um horário de visita mais alargado na sala de observações do SU que vá de encontro ás
necessidades demonstradas pela família.
A nível do estágio opcional, este decorreu na UCCP do HL. O trabalho desenvolvido foi muito
direcionado para a apreensão e aplicabilidade das técnicas de comunicação (como os dedos
cruzados); para o controlo sintomático através da aplicação de técnicas farmacológicas e não
farmacológicas e na capacitação do doente e família através do ensino efetivo dos sinais de
alarme a nível de sintomas como a obstipação, a insónia e a xerostomia.
O terceiro estágio decorreu na UCI do HCC onde houve uma preocupação com a promoção do
autocuidado e com a integração da família no cuidar ao doente submetido a ventilação
invasiva; na capacitação da equipa de saúde para a correta separação dos resíduos
hospitalares e higienização das mãos, para a referenciação dos utentes para a RNCC.
Posto isto, o presente relatório pretende descrever e analisar todo o percurso desenvolvido no
decorrer deste curso de especialização, bem como refletir sobre as práticas de enfermagem e
as suas repercussões no meu desempenho enquanto futura enfermeira especialista numa
enfermaria de cardiologia, demonstrado as sinergias conseguidas. This internship report was performed in the scope of the Post-Graduation in Medical-Surgical
Nursing. This graduation’s study plan includes a theoretic and a practical components
consisting on an internship divided in three modules (Urgency/Emergency, Intensive Care and
an optional area) using the Project Work methodology. This work method allowed me, in a
dynamic, flexible and scientific way, to pursue a path that totally fulfilled my personal desires.
The activities carried out in these modules had, as a common aim, the development of
technical-scientific and relational competences as a Specialized Nurse in Medical-Surgical
Nursing, through the provision of healthcare to critical and/or end-of-life patients and their
family, considering two main subjects: healthcare partnerships (between the health team and
informal healthcare) and patient’s security.
The accomplishment of my objetives and acquisition of new competences were possible due to
a large contribution from the knowledge acquired in my initial graduation and developed during
continuous training and post-graduation; the experience and professional knowledge acquired
previously in the daily care practice; and personal innate characteristics as nurse and person
(perseverance, observing capacity and proactivity).
The first internship was performed in the General Emergency Service of Curry Cabral Hospital
and was directed to the promotion of patient’s security through their correct identification, the
disinfection of materials and correct hand hygiene from all healthcare professionals; integration
of new professionals through critical analysis of daily practices; and implementation of a wider
visit schedule in the observation room of the Emergency Service to meet the family needs.
The optional internship was performed in the Palliative and Continuing Care Unit of Luz
Hospital. The work developed was aimed to the understanding and capability of communication
techniques (like crossed fingers); to the symptomatic control through application of
pharmacologic and non-pharmacologic techniques and patient’s and family awareness through
the training of alarm symptoms like constipation, insomnia and dry mouth.
The third internship was carried out in the Intensive Care Unit of Curry Cabral Hospital focused
on the promotion of self care and family integration in the care of invasive ventilation patients;
awareness of the health team to the correct separation of hospital residues and hand hygiene;
and to the orientation of patients to the National Association of Continuing Care.
In summary, this report is attempts to describe and analyze the path followed during the Post-
Graduation in Medical-Surgical Nursing, as well as show a reflection about the nursing
practices and it’s repercussion in my performance as a future specialized nurse in a cardiology
infirmary, demonstrating the acquired synergies.