Author(s):
Figueiredo, Lara Joana Lopes de
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/8865
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Organização; Empresa; Gestão de Conflitos; Satisfação no Trabalho; Organization; Company; Conflict Management; Job Satisfaction
Description
O conflito faz parte da nossa vivência enquanto seres sociais em constante
interação com os outros, ele é parte integrante da vida dos seres humanos. A sua
existência não é prejudicial, antes pelo contrário, promove o crescimento e
desenvolvimento. A sua anulação ou inexistência não seriam de modo algum benéficas
quer para os indivíduos quer para as organizações.
O desenvolvimento do tema situa-se essencialmente no âmbito da gestão de
conflitos e consequente satisfação dos trabalhadores no contexto empresarial, pretendese
especificamente analisar os estilos de gestão de conflitos e as diversas dimensões
inerentes à satisfação no trabalho.
Para responder ao objetivo geral definido aplicámos um questionário a 100
colaboradores de uma empresa do ramo das telecomunicações.
Com o estudo efetuado concluímos que relativamente à estratégia de gestão de
conflitos a que os colaboradores da amostra mais recorrem é a Partilha, o que significa
que no geral os colaboradores quando enfrentam uma situação de conflito cedem
sempre algo nas suas posições ou opiniões. De seguida, surge o estilo Colaboração que
implica a colaboração entre as partes e, consequentemente, leva a uma maior abertura
de negociação, pressupondo uma alta preocupação consigo próprio e com os outros. O
estilo menos utilizado foi o de Evitamento, ou seja, o fugir ao problema pressupondo
uma reduzida preocupação consigo mesmo e com os outros.
Em relação à (in)satisfação no trabalho, as dimensões que registaram maiores
níveis de satisfação foram: satisfação com o reconhecimento profissional, com o suporte
organizacional, com o relacionamento afetivo no trabalho, com a utilidade social da
organização e do trabalho e insatisfação com a sobrecarga de trabalho e com a falta de
suporte psicossocial.
Como resultado da análise inferencial confirmou-se a existência de relação
estatisticamente significativa entre as variáveis vínculo profissional e os estilos de
gestão de conflitos (colaboração, acomodação, partilha e evitamento). Também a
variável, escolheria de novo esta empresa para trabalhar registou diferenças
significativas com a escala de gestão de conflitos nas dimensões colaboração e
acomodação. Também se encontraram relações significativas entre as variáveis funções
de gestão/chefia e os estilos de gestão de conflitos (colaboração, acomodação, partilha e evitamento), tal como entre a variável classificação atribuída à chefia e os estilos de
gestão de conflitos acomodação.
O estudo salienta que os estilos de gestão de conflitos adotados pelos
colaboradores de uma empresa não influenciam a satisfação no trabalho destes
colaboradores. The conflict is part of our existence as social beings in constant interaction with
others, it is part of the life of human beings. Its existence is not harmful, but rather
promotes the growth and development. Their absence would not be beneficial both for
individuals and for organizations.
The subject development is located primarily in the management of conflicts and
the consequent satisfaction of workers in a business context, it is intended specifically
to analyze the styles of conflict management and the various dimensions involved in job
satisfaction.
To meet the overall goal set it was applied a questionnaire to 100 employees of a
company's telecommunications business.
With this study we conclude that one of the strategy of conflict management that
employees use most of the sample is Sharing, which means that in general the
employees when they face a situation of conflict they give way in their positions or
opinions. Then comes the style collaboration that involves collaboration between the
parties and, consequently, leads to a more open trading, assuming a high concern with
himself and others.
The style least used was the Avoidance, which is escape from the problem
assuming a low concern with oneself and others.
In relation to (dis) satisfaction at work, the dimensions that registered higher
levels of satisfaction were: satisfaction with the professional recognition, with
organizational support, affective relationship with the work, the social utility of the
organization and work, and dissatisfaction with work overload and lack of psychosocial
support.
As a result of inferential analysis confirmed the existence of statistically
significant relationship between the variables employment status and styles of conflict
management (collaboration, accommodation, sharing and avoidance).
Also the variable, choose this company again noted significant differences to
work with the scale of conflict management in collaborative dimensions and
accommodation. It also found significant relationships between variables functions of
management / leadership styles and conflict management (collaboration, accommodation, sharing and avoidance) as the variable between the assigned leadership
and management styles of conflict accommodation.
The study emphasizes that the conflict management styles adopted by employees
of a company do not influence job satisfaction of employees.