Autor(es):
Vieira, Nuno Miguel Ferreira Rosas
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/8597
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Assunto(s): Rotatividade; Satisfação no Trabalho; Qualidade de Vida; Turnover; Job Satisfaction; Quality of Life
Descrição
Esta investigação intitulada Satisfação e Qualidade de Vida, Factores Preditores da
Rotatividade dos Comerciais do Grupo MCoutinho, tem como fundamento analisar a
Rotatividade ao nível do grupo profissional/Comercias, afectos ao Grupo Empresarial MCoutinho que tem como principal actividade o Comércio e Reparação de Veículos
Automóveis. A avaliação da Satisfação e Qualidade de Vida (QV) dos Comerciais, enquanto factores preditores da Rotatividade, foi outro dos objectivos deste estudo de carácter empírico.
Este foi realizado em todas as plataformas automóveis do Grupo (MCoutinho Alvescar,
MCoutinho Centro, MCoutinho Douro, MCoutinho Litoral, MCoutinho Nordeste, MCoutinho
Ocasião, MCoutinho Porto). A avaliação da QV e da Satisfação foi realizada através de dois
questionários dirigidos a todos os Comerciais das plataformas automóveis já anteriormente mencionadas. A QV foi avaliada através da aplicação do “WHOQOL-BREF” da autoria da OMS e validado para a população Portuguesa (Vaz Serra, Canavarro, Simões, Pereira, Gameiro, Quartilho, Rijo, Carona & Paredes, 2006), já a Satisfação foi avaliada pelo Questionário “JSS” (Spector, 1985). A Rotatividade outro dos propósitos deste estudo, foi analisada através do cálculo do seu Índice, o qual contemplou apenas a saída de comerciais no período de 2009 e foi determinado por plataformas automóveis. Os resultados obtidos nesta investigação demonstram que a Satisfação e a QV, são factores preditores da Rotatividade no
Grupo. Uma vez que este estudo tem como objectivo principal analisar as causas da
Rotatividade, num dos grupos profissionais de maior importância numa empresa que tem
como principal negócio a venda de automóveis, os resultados desta investigação, são fundamentais na medida em que nos dão a conhecer os motivos que levam estes profissionais a abandonarem o Grupo. Nesse sentido, foram elaboradas posteriormente um conjunto de medidas de forma a diminuir o índice de rotatividade e a fidelizar estes colaboradores ao
Grupo. Essas medidas vão no sentido da melhoria dos níveis de Satisfação e de QV, levandoos a fixarem-se na organização reduzindo os custos. As conclusões deste estudo confirmam alguns dados revelados pela literatura sendo um contributo importante para a boa gestão da Organização em termos do seu capital humano. This investigation entitled Satisfation and Quality of Life, Predictive Factors of Turnover
of the Comercials of the “Grupo MCoutinho”, is based on the analysis of the Turnover in the
Comercials of the “Grupo MCoutinho”, wich as major activity the trade and repair of motor
vehicles. The evaluation of Satisfaction and Quality of Life (QOL), was another goal of this
study of empiric character. This was performed in all the car platforms of the group (MCoutinho Alvescar, MCoutinho Centro, MCoutinho Douro, MCoutinho Litoral, MCoutinho Nordeste, MCoutinho Ocasião, MCoutinho Porto). The evaluation of the QOL and the Satisfaction was performed through two questionnaires directed to all the
commercials of the car platforms mentioned earlier. The QOL was assessed by the
“WHOQOL-BREF” authorship oh the OMS and validated to the Portuguese population (Vaz Serra, Canavarro, Simões, Pereira, Gameiro, Quartilho, Rijo, Carona & Paredes, 2006), while
the Satisfaction was assessed by the “JSS” Questionnaire (Spector, 1985). The Turnover,
another aim of this study, was assessed by the calculation of its index, which comtemplates
only the exit of commercials in the 2009 period and was determined by car platforms. The
results show that Satisfaction and the QOL are predictive factors of the Turnover in the
Group. Since this study has the primary goal the analysis of the turnover, in one of the most
important professional group in a company whose primary business is car sales, the results of
this research are fundamental in that it gives us to know the reasons why these workers leave
the Group. So, it was later prepared a set of measures so as to reduce the turnover rate and
retain these employees to the Group. These measures go towards improving levels of
satisfaction and QOL, causing them to stick to the organization thereby reducing costs. The
findings of this study confirm some of the data revealed by the literature as being an
important contribution to good management of the organization in terms of its human capital.