Autor(es):
Nunes, Ana Raquel Águas
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/8255
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Assunto(s): Comunicação Interna; Motivação; Liderança; Organização; Internal Communication; Motivation; Leadership; Company
Descrição
Actualmente, o impacto da comunicação no sector empresarial é fundamental e decisivo, pelo que qualquer organização deve usá-la enquanto uma importante ferramenta de desenvolvimento, tornando-a cada vez mais competitiva e funcional, através de uma boa comunicação interna, mobilizadora do capital humano.
Com o objectivo de perspectivar a comunicação interna da empresa e o papel que desempenha na motivação dos colaboradores em contexto laboral, a presente investigação, realizada durante um estágio no Grupo Mota-Engil, conduziu á obtenção de dados que permitem entender, como o desafio de uma comunicação interna bem estruturada e alicerçada num modelo sustentado de liderança, se reflecte e interage com a motivação e satisfação dos colaboradores e no desenvolvimento das organizações. Nowadays, the impact of communication inside companies is crucial and decisive, so any organization should use it as an important development tool, making it increasingly competitive and functional, through a good internal communication, mobilizing human capital.
In order to foresee the company´s internal communication and the role it plays on employees motivation, this research, result of an internship on Mota-Engil Group, had lead to data acquisition needed to understand how the challenge of a well-structured internal communication, based on a sustainable leadership model, reflect and interact with employees’ motivation and satisfaction, and with the companies’ development.