Author(s):
Dias, Sónia Tomás Simões Gaudêncio
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/7510
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Enfermagem; Intervenção; Comunidade
Description
Ao longo dos anos, os cuidados que os enfermeiros prestam têm sempre em conta as necessidades físicas, emocionais e sociais das pessoas e visam um ou mais objectivos fundamentais desta profissão: a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento, a reabilitação e a reintegração social.
Para além da prestação de cuidados de enfermagem globais ao longo do ciclo de vida das pessoas, os enfermeiros prestam igualmente cuidados a famílias, grupos e comunidades.
Assim, o enfermeiro especialista em enfermagem comunitária transpõe os muros da instituição onde trabalha para adquirir conhecimentos, desenvolver competências e partilhar junto da população, nos bairros, nas escolas, nas empresas, o seu saber e o seu agir.
Os enfermeiros utilizam estratégias de intervenção na comunidade, com a comunidade e para a comunidade, capacitando-a cada vez mais na resolução dos seus próprios problemas/necessidades, recorrendo a instituições e estabelecendo relações de parcerias com as mesmas no contexto da promoção da saúde, na prevenção da doença e na aquisição de ganhos em saúde.
Neste estudo, pretende-se numa primeira abordagem caracterizar a população existente no Bairro 1º de Maio na freguesia da Arrentela, Concelho do Seixal; seguidamente, pretende-se identificar, encaminhar e resolver as necessidades de intervenção prioritárias identificadas pela população em estudo e por último a promoção da saúde da população Infanto/Juvenil residente no referido Bairro.
Em relação ao tipo de estudo trata-se de um estudo descritivo simples. Relativamente à recolha de dados, optou-se pela utilização de um inquérito em forma de questionário, que perante a população inquirida, permitisse obter informações necessárias para a sua caracterização e posterior análise no âmbito da intervenção comunitária.
Tendo em conta os objectivos delineados e o tipo de estudo em causa, a estratégia utilizada para o tratamento e análise dos dados foi, uma abordagem tanto quantitativa como qualitativa.
Assim, com este estudo pretende-se reflectir sobre a importância da enfermagem no contexto da intervenção comunitária…