Autor(es):
Ramos, José Alberto de Queirós
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/14818
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Assunto(s): Autonomia; Contrato; Descentralização; Centralização; Gestão Escolar; Autonomy; Contract; Decentralization; Centralization; School Management
Descrição
Este relatório descreve, sob a lente da autonomia, a história de vida de um professor desde
os bancos da faculdade até ao vigésimo ano como gestor de uma escola pública que acabou
de celebrar o seu segundo contrato de autonomia com a tutela. Abordando a temática da
administração e da autonomia da escola, compara os avanços e recuos desta às curvas
acentuadas (meandros) de um rio que provocam, também, avanços e recuos.
Começa por problematizar a autonomia da escola à luz das políticas de centralização,
descentralização e desconcentração do Sistema Educativo e recorre às fases da vida de um
rio para compreender e explicar o seu percurso e desenvolvimento profissional.
Associa a “nascente” ao período de crescimento e aprendizagem desde a faculdade e dos
primeiros contactos com a docência até ao convite para exercer as funções de gestor escolar.
Associa o “estuário” ao processo de gestão de uma escola pública, durante vinte anos,
passando pelas autonomias disponíveis nos diversos normativos sob a alçada dos quais as
escolas viveram nos últimos anos – associação de órgãos de gestão, liderança, avaliação
interna, externa, autoavaliação e lideranças intermédias.
Por fim, no “delta” são descritas, quase como se de um diário de bordo de tratasse, os
processos e acontecimentos que levaram à celebração do primeiro contrato de autonomia, da
sua prorrogação por duas vezes e da assinatura do segundo, analisando o seu conteúdo e o
retrocesso quanto às margens de autonomia consignadas. This report describes, under the lens of autonomy, the life story of a teacher since college
time until the 20th year as a state school principal who has just celebrated a 2nd state
educational autonomy contract.
In my address I will compare the advances and retreats of school administration and
autonomy with the winding and turning course of a river, which also provokes advances and
retreats.
I will start from questioning the school autonomy according to the policies of centralization,
decentralization and deconcentration of the educational system by resorting to the life stages
of a river in order to understand and explain my professional career and development.
I associate the “river source” with the learning and growth period since college and the first
steps in teaching until the invitation to become a school principal. Next, “the estuary” comes
as a management process of a state school during 20 years, in which I experienced different
regulations – boards of management association, leadership, internal and external assessment,
self assessment and intermediate leadership.
Finally, in “the delta”, I will describe – as if in a log book – the processes and events leading
to the settlement of the first autonomy contract, later extended twice, and the settlement of
the second contract, here analyzed in its contents and regression in the autonomy granted.