Detalhes do Documento

Todos caminhos começaram em Roma : percursos de enamoramento pelo ensino

Autor(es): Marques, Alexandra Margarida Bastos Rodrigues de Sá cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/14816

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Identidades Profissionais; Cultura de Escola; Relação Pedagógica; Liderança; Professional Identities; School Culture; Pedagogical Relationship; Leadership; Professional and Organizational Development


Descrição
Este trabalho expõe, sob a forma de uma narrativa reflexiva teoricamente fundamentada, episódios marcantes do meu desenvolvimento profissional, que elegi, entre outros, como alicerces do meu ser profissional, como marcos de referência de alteração de rota. Assim, e na senda da memória, narro três histórias de vida, enquanto docente e enquanto pessoa, trilhando caminhos de consciencialização, de aprendizagem, de mudança, de inovação e de transformação: todos os caminhos começaram em Roma, onde vivi a primeira experiência de ensino, o primeiro contacto pedagógico e onde senti o despertar da vocação docente. Seguem-se novos rumos - uma breve passagem por Mogofores e a minha caminhada profissional e pessoal ao serviço do Colégio da Rainha Santa Isabel, onde ainda permaneço. Finalmente um trilho de transformação com o desafio da frequência dum Curso de Pós- Graduação em Administração Educativa. Estes caminhos vividos ao longo da minha vida profissional deram espaço a caminhos refletidos. Afigura-se-me como um grande enriquecimento a elucidação das vivências a partir de outros olhares sobre as problemáticas que emergem da minha narração. A abordagem teórico-reflexiva organizada em três subcapítulos, abrange as dimensões mais importantes que se destacam em cada um dos momentos narrados: identidades profissionais; cultura de escola, relação pedagógica e liderança; desenvolvimento profissional e organizacional. Finalmente, são abertos novos caminhos, que permitem fazer a análise e reflexão das aprendizagens profissionais mais relevantes bem como a projeção do que pode ser objeto de mudança. This paper sets out, in the form of a reflective narrative theoretically sustained, striking episodes of my professional development, which I have chosen, among others, as cornerstones of my professional being, benchmarks for rerouting. Thus, and within the path of memory, I tell threelife stories as a teacher and as a person, treading paths of awareness, of learning, of change, of innovation and of transformation: all roads began in Rome, where I had the first experience of education, the first teaching contact and where I felt the awakening of the teaching vocation. New directions would follow - a brief stay in Mogofores and my professional and personal journey in the service of the Colégio da Rainha Santa Isabel, where I still remain. Finally, a transforming track with the challenge of attending a Postgraduate Course in Educational Administration. These paths, which were experienced throughout my professional life, gave way to reflected paths. I take as a great enrichment to elucidate these experiences from other perspectives on the subjects that emerge from my storytelling. The theoretical reflexive approach, organized into three subchapters, covers the most important aspects that stand out in each narrated moment: professional identities; school culture, pedagogical relationship and leadership, professional and organizational development. Finally, new paths are opened that will allow, not only the analysis and reflection of relevant vocational learning, but also the projection of what may be the subject of change.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Vieira, Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia