Autor(es):
Faro, Laura Maria Soveral Costa Moreira Melo e
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/14795
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Assunto(s): Identidade Profissional; Cultura de Escola; Liderança; Relação Pedagógica; Professional Identity; School Culture; Leadership; Pedagogical Relationship
Descrição
A narração das histórias de vida dos professores tem vindo a ser uma forma de refletir
sobre as práticas pedagógicas, para melhor compreender e agir sobre este empreendimento tão
santo que é a missão de ser professor que, mais do que transmitir conhecimentos, visa educar.
A partir da memória, um espelho no qual me busquei para me reconhecer, enuncio três
momentos de uma história que, porque é a minha história de vida, pessoal e profissional, tem
de ser real. Ao passear pelo jardim das memórias selecionei três situações profissionalmente
mais significativas: a entrada para o Colégio da Rainha Santa Isabel, onde fui acolhida no
coração; a experiência com Diretora de Turma que me ensinou a ver com o coração; e a
nomeação como Diretora Pedagógica Adjunta, missão que abracei e em que fui aprendendo a
ser e a fazer com o coração.
As histórias que dão corpo a este relatório teoricamente fundamentado foram
permitindo que se acentuasse uma nova exigência de mim, pois servem para que, olhando-me,
refletindo, compreendendo as práticas, aja sobre elas, impulsionando a mudança. Nelas me
reencontrei, através de espelhos deformantes que me mostraram a realidade que eu
desconhecia, através de desastres e desvios que me indicaram o caminho a seguir. Nesses
canteiros iluminados, encontrei as lentes teóricas subjacentes às minhas práticas: a
problemática da identidade profissional docente, a importância da cultura de escola, terreno
fértil onde tudo se passa, a relação pedagógica e a importância das lideranças nas
organizações escolares.
No final, no balanço entre o que aprendi e o que espero ainda vir a aprender, a reflexão
é tecida sobre a forma de se ser bom professor, uma nobre missão que é o meu sol, a minha
luz, o meu alimento.
Tudo fica assim eternizado nestas páginas, pois que nem um momento só posso perder. The storytelling of teachers’ lives has become a way of reflecting on teaching
practices in order to better understand and act on this venture as holy as the mission of being a
teacher, which more than imparting knowledge, aims to educate.
Starting from memory, a mirror in which I sought myself in order to recognize myself,
I enunciate three moments of a story. And because it's my life story, personal and professional,
it must be real. Walking through the garden of the memories, I selected three of the most
professionally significant situations: the admission to Colégio da Rainha Santa Isabel, where I
was received in the heart; the experience as a Head of Class which taught me how to see with
the heart, and the appointment as Pedagogical Assistant Director, a mission that I embraced
and where I learned to be and to do with the heart.
The stories that embody this theoretically sustained report were the ones that allowed a
new requirement of myself, because they serve to, by looking at me, by reflecting and
understanding the practices, act on them, propelling change. In these I rediscovered myself,
through distorting mirrors that showed me that I was unaware of the reality, through disasters
and deviations that indicated me the way forward. In those bright flowerbeds, I found the
underlying theoretical lenses to my practice: the problem of teacher professional identity, the
importance of school culture, the fertile land where everything happens, the pedagogical
relationship and the importance of leadership in school organizations.
In the end, within the balance between what I’ve learned and what I still hope to come
to learn, the reflection is interlaced on how to be a good teacher, such a noble mission that is
my sun, my light, my nourishment.
All is thus immortalized in these pages, as not even a single moment can I lose.