Author(s):
Bessa, Ana Rita Barreira Duarte
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/14708
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Melhoria da Escola; Gestão da Mudança; Lideranças Intermédias; Avaliação de Escolas; Improvement; School Assessment; Change Management; School Middle Management
Description
A presente dissertação situa-se na temática abrangente da melhoria das escolas enquanto organizações, concentrando-se na dimensão das estruturas intermédias de coordenação que são, na verdade, os braços que operam ou resistem à mudança no quotidiano.
Começamos por percorrer o pensamento científico publicado, partindo do conceito de escola enquanto organização e prosseguindo até aos fatores que explicam algum grau de imobilismo que genericamente nelas se verifica.
Particularizamos a situação em Portugal, procurando demonstrar que conceptualmente está definido um enquadramento de governança, e estão disponíveis mecanismos para um trabalho de melhoria, mas que esta não ocorre nos termos que se ambicionaria.
Finalmente, focamos o olhar sobre o papel das lideranças intermédias, apresentando um estudo de caso desenvolvido com três escolas, no sentido de situar, capacitar e mobilizar, de um ponto de vista de gestão, dois perfis diferentes – Coordenadores de Departamento e Coordenadores de Diretores de Turma.
A análise dos dados recolhidos evidencia a importância da formação destas lideranças com vista a um exercício profissional da sua função de gestão, dado o risco elevado de não compreensão do seu papel na escola, para além da atividade docente, e consequente resistência à mudança, bloqueando ou limitando a execução da melhoria – não por falta de vontade, mas por falta de capacitação. The present dissertation is about school improvement, referring to schools as organizations, and focusing on the school middle management, as they are, in fact, the “harms” operating or resisting to change in the field, on a daily basis.
We began with an overview of the published academic knowledge, starting from the concept of school as an organization and building on it and around it, up to the assessment of school stuckness and its underlying factors.
We then detail the current situation in publicly run state schools in Portugal, demonstrating that, despite a suitable governance model and change inducing mechanism being in place, school improvement does not seem to be happening at the expected pace.
Lastly, we focused on the middle management’s role, presenting a case-study that took place in three schools, aiming at positioning, empowering and mobilizing, from a management stand point, two different profiles: Department Coordinators and Head Class Coordinators.
Evidence points to the importance of training these managers towards a more professional performance, as the risk of not capturing their roles beyond teaching – and not acting on it – leads to resisting change and improvement, not by lack of will, but by need of empowerment.