Autor(es):
Silva, Ana Alexandra Antunes Santos
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/14069
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Descrição
The metallic structures surface treatment and maintenance industry is a support
industry for larger revenue-builders’ sectors, such as the oil and gas and hydroelectric
industries. Nowadays, this industry, facing a globalized world and growing demand
from its supporting industries, faces challenges that are testing its current growth and
internationalization strategy. PLC is one company operating in that industry and
struggling with the new paradigm of imposed subsidiary based growth – as demanded
by some local governments – versus the ongoing project based growth into foreign
markets. It is Mr. Santos job to recommend and prepare for the PLC board of directors
their future internationalization strategy knowing that a radical change in current
strategy may be unwelcomed and that the projects prospects in the Peruvian and
Colombian markets are very appealing to PLC board despite lacking capacity to
embrace them as it is. At the same time, disregarding managerial problems in the
Brazilian and Angolan markets – which represent a big part of PLC revenues – may be
fatal to PLC future success. A indústria de tratamento e manutenção de estruturas metálicas é uma das
indústrias que suporta outros sectores de maior dimensão, como é o caso da indústria
petrolífera e de gás natural. Actualmente, esta indústria, inserida num mercado
globalizado e procura crescente por parte das indústrias que suporta, enfrenta
desafios que estão a pôr à prova o seu actual crescimento bem como as estratégias
correntes de internacionalização. A PLC é uma das empresas nessa indústria e está a
tentar arranjar soluções para este novo paradigma entre a estratégia de crescimento
com base na criação de subsidiárias, imposta por alguns governos locais, e a
estratégia actual baseada em projectos pontuais em mercados externos. O objectivo
do Sr. Santos é recomendar e preparar a futura estratégia de internacionalização para
a direcção da PLC, sabendo que um mudança radical na estratégia actual pode não
ser bem-vinda pela direcção e que os potenciais projectos nos mercados peruano e
colombiano são muito atractivos aos olhos da direcção apesar da falta de capacidade
para os abraçar de momento. Além disso, desconsiderar os problemas de gestão no
Brasil e em Angola – mercados muito representativos em termos de vendas para a
PLC – pode ser fatal para o futuro sucesso da PLC.