Document details

Rumo à excelência no cuidar

Author(s): Aparício, Paulo Sérgio Duarte cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/13986

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa


Description
A dimensão dos recursos e a complexidade das doenças impuseram com "naturalidade" a diferenciação de profissionais que se treinaram para serem capazes de rentabilizar e hierarquizar a utilização de cada um desses saberes. A formação permite o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo no contexto da sua prática, visando uma melhoria contínua do seu exercício profissional com a finalidade de proporcionar ao doente cuidados de qualidade. A aquisição de competências, destreza técnica, planificação e tomada de decisão perante situações complexas e imprevisíveis, é uma mais-valia ao exercício profissional de qualidade. Surge assim a necessidade de frequentar o Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica do Instituto de Ciências da Saúde ministrado pela Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras. Dos três Módulos de estágio do plano curricular do curso de EEMC, realizamos dois, ao Módulo III (Opcional) foi obtida equivalência. O estágio Módulo II foi concretizado na Unidade de Monitorização do Doente Cirúrgico, no HSTV-EPE, no período de 26 de Abril a 26 de Junho, com uma carga horária de 180 horas. O estágio Módulo I foi concretizado no Serviço de Urgência, do HSTV-EPE, no período de 3 de Janeiro a 26 de Fevereiro, com uma carga horária de 180 horas. A aprendizagem feita em contexto teórico/prático ajudou a solidificar muitos conhecimentos. A revisão bibliográfica efectuada em cada estágio, as actividades concretizadas, levou à aquisição de competências técnicas e científicas. A metodologia utilizada na realização deste relatório, é baseada, nos conhecimentos adquiridos, numa exposição descritiva e uma reflexão baseada em bibliografia consultada. Em síntese, o gratificante trabalho desenvolvido ao longo dos estágios, permitiu-nos atingir os objectivos iniciais e adquirir as competências ao exercício profissional como enfermeiro especialista. The scale of resources and complexity of illness imposed with “natural” differentiation of professionals who are trained to be able to maximize and prioritize the use of each of these skills. The training allows the development of critical and reflective thinking in the context of their practice in order to provide the patient care quality. The acquisition of skills, technical skills, planning and decision making towards complex and unpredictable situations is an asset to the professional quality. Thus arises the need to attend the Course of Specialization in Medical-Surgical Institute of Health Sciences run by the Catholic University, Centro Regional das Beiras. Stage of the three modules of the course curriculum EEMC, we conducted two to, Module III (Optional) was given equivalency. Stage II module was implemented in the Unit of Surgical Patient Monitoring in HSTV-EPE, from April 26 to June 26, with a workload of 180 hours. Stage I module was implemented in the emergency department of HSTV-EPE, from January 3 to February 26, with a workload of 180 hours. The learning done in the context theory/practice helped to solidify at a lot of Knowledge. The literature review carried out at each stage, activities implemented, led to the acquisition of technical and scientific expertise. The method that was used to complete this report consists of acquired skills and a descriptive exhibition and a reflection according to bibliography. In summary, rewarding work over the stages, allowed us to achieve the original objectives and acquire the skills to professional practice as a nurse
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Borges, Teresa
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents

No related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU